Estereótipos de gênero : o efeito da exposição à mídia filme sobre brincadeiras de crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVasconcelos, Laércia Abreu-
Autor(es): dc.creatorNery, Lorena Bezerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:18:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:18:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905196-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2012.-
Descrição: dc.descriptionDesde a mais tenra infância, crianças têm contato com diversos valores ou regras socialmente transmitidas que contribuem para a formação de sua identidade de gênero, uma vez que são valorizados determinados tipos de comportamento para as meninas e outros para os meninos. Há, portanto, uma regulação social que reproduz os padrões comportamentais mais comumente aceitos na sociedade de acordo com as diferenças de gênero. Uma importante fonte de valores sobre gênero para as crianças é a mídia filmes infantis, os quais constroem ideais de feminilidade e masculinidade. A manutenção de papéis de gênero estereotipados envolve altos custos, como a limitação de oportunidades para meninas e meninos, negligenciando-se afinidades e habilidades individuais, além de contribuir para a perpetuação de relações marcadas pela desigualdade e pelo desequilíbrio de poderes e direitos. Tendo em vista a relevância da influência da mídia sobre a aprendizagem e a formação de valores, este trabalho teve como objetivo investigar o efeito de três vídeos infantis – Estereótipo Feminino (Barbie), Estereótipo Masculino (Max Steel) e Quebra de Estereótipo (Shrek) – sobre o comportamento de gênero de 12 crianças em situações de brincadeira. Os resultados indicam que a exposição das crianças a vídeos que apresentam diferentes modelos de feminilidade e masculinidade afeta seu comportamento verbal e não verbal em situações de brincadeira, assim como a escolha de brinquedos, favorecendo comportamentos e escolhas consistentes com o filme a que as crianças foram expostas. Desse modo, conclui-se que, a despeito de uma longa história de exposição a papéis de gênero estereotipados, novos repertórios podem ser aprendidos a partir da exposição a contingências, regras e modelos diferentes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionFrom earliest childhood, children come into contact with different values or socially transmitted rules that contribute to the construction of their gender identity. Society interacts differently with boys and girls, by reinforcing different kinds of behavior according to the child’s sex. Media is an important source of gender-related values which have great influence on children. For instance, some children’s movies show models and rules of femininity and masculinity as they specify behaviors and characteristics considered typical or socially appropriate for man and women. The maintenance of stereotyped gender roles reflects in high costs for society, such as limiting opportunities for girls and boys and neglecting affinities and individual skills. It also contributes to the perpetuation of relationships characterized by inequality and imbalance of powers and rights between men and women. Given the importance of media’s influence on learning processes and values’ construction, this study aimed to investigate the effects of three children's videos - Female Stereotype (Barbie), Male Stereotype (Max Steel) and Breaking Stereotypes (Shrek) - on gender behaviors of 12 children during play activities. The results indicated that the children’s exposure to movies that present different models of femininity and masculinity influences their verbal and nonverbal behavior during play activities. It also influences the choice of toys, promoting behaviors and choices consistent with the films that the children watched. Therefore, it can be concluded that, despite a long history of exposure to stereotyped gender roles, new behaviors can be learned from exposure to different contingencies, rules and models.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos (Psicologia social)-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes infantis-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa - influência-
Título: dc.titleEstereótipos de gênero : o efeito da exposição à mídia filme sobre brincadeiras de crianças-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.