As mudanças teórico-metodológicas ocorridas no currículo referência de Goiás para o ensino de geografia no âmbito dos anos finais do ensino fundamental a partir da BNCC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Cristina Maria Costa-
Autor(es): dc.creatorLuz, Felyssom Iago Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:18:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:18:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48221-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905156-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEm 2017, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, as Unidades Federativas iniciaram a reformulação dos seus currículos educacionais com base nos objetivos, habilidades e competências deste novo referencial curricular. Neste contexto, o estado de Goiás que, até então, possuía o Currículo Referência para essa rede, desde 2012, o substituiu pelo Documento Curricular para Goiás (DC-GO), construído de acordo com os direcionamentos da BNCC, reformulando o currículo de Geografia para toda a Educação Básica. Considerando este contexto de reformas curriculares, a pesquisa proposta busca compreender as mudanças teóricometodológicas ocorridas no currículo referência de Goiás, para o ensino de Geografia no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir das orientações da BNCC. A definição deste objeto se justifica, primeiramente, pela inquietação em identificar em que medida as novas proposições repercutiram no currículo de Geografia e em segundo pela percepção, enquanto professor desta disciplina, de algumas perdas teóricas e metodológicas, dificultando o trabalho docente e a aprendizagem dos estudantes. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como documental e qualitativa, com análises na BNCC, no Currículo Referência de Goiás, de 2012, e no atual Documento Currículo deste estado.-
Descrição: dc.descriptionIn 2017, with the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) in Brazil, the Federative Units began the reformulation of their educational curricula based on the objectives, skills and competences of this new curricular reference. In this context, the state of Goiás, which until then had the Reference Curriculum for this network, since 2012, replaced it with the Curricular Document for Goiás (DC-GO), built in accordance with the guidelines of the BNCC, reformulating the curriculum of Geography for all Basic Education. Considering this context of curricular reforms, the proposed research seeks to understand the theoretical-methodological changes that occurred in the reference curriculum in Goiás for teaching Geography in the scope of the Final Years of Elementary Education based on the guidelines of the BNCC. The definition of this object is justified, firstly, by the concern to identify the extent to which the new propositions had repercussions in the Geography curriculum and secondly by the perception, as a professor of this discipline, of some theoretical and methodological losses, hindering the teaching work and students' learning. students. In methodological terms, this research is characterized as documentary and qualitative, with analyzes in the BNCC, in the Reference Curriculum of Goiás, from 2012, and in the current Curriculum Document of this state.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Título: dc.titleAs mudanças teórico-metodológicas ocorridas no currículo referência de Goiás para o ensino de geografia no âmbito dos anos finais do ensino fundamental a partir da BNCC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.