Contribuição ao estudo para implantação de centro de reciclagem de veículos pesados (caminhões)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Adelaida Pallavicini-
Autor(es): dc.creatorRezende, Fernanda Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:18:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:18:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11257-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904985-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.-
Descrição: dc.descriptionO Brasil ocupa atualmente a sexta maior economia do mundo, sendo a segunda maior do continente americano, ficando atrás somente dos EUA. Esta posição deve-se à grande produtividade do agronegócio brasileiro e do desenvolvimento industrial no decorrer dos anos. Porém, esta posição contrapõem-se com a situação do transporte destes produtos no interior do país, onde 58% da matriz de transporte de carga é composta pelo transporte rodoviário, que apresenta rodovias em condições inadequadas e caminhões com média de idade elevada, fazendo com que o transporte seja ineficiente. Neste contexto, buscou-se nesta dissertação, realizar uma reflexão sobre a implantação de um Programa de Renovação de Frota (aqui chamado de PREFROTA) buscando a qualidade dos serviços prestados por este setor com uma redução dos custos logísticos e dos impactos ambientais, sociais e econômicos, que beneficie os operadores de transporte de carga, a economia do país e a sociedade como um todo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionBrazil is currently placing sixth largest economy in the world, being the second largest in the Americas, behind only the U.S. This position is due to the high productivity of Brazilian agribusiness and industrial development over the years. However, this position contrasted with the situation of the transport of these products within the country, where 58% of the matrix is composed freight road transport, which provides in inadequate roads and trucks with high mean age, making transport is inefficient. Thus, we sought in this work, develop a reflection on the implementation of a Fleet Renewal Program (herein called PREFROTA) seeking the quality of services provided by this sector with a reduction of logistics costs and environmental impacts, social and economic benefits to the operators of freight transport, the economy and society as a whole.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Transportes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCaminhões-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviário de carga-
Título: dc.titleContribuição ao estudo para implantação de centro de reciclagem de veículos pesados (caminhões)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.