Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sousa, Célia Maria Soares Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Fávero, Maria Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:18:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:18:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904981 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In this paper we try to uncover physics conceptions on the relationship between problem solving and physics teaching. Semi-structured interviews were conducted with physics teachers regarding the following main aspects: the role of problem solving in physics learning and the teacher’s role in the development of the problem solving process in the classroom. The analysis of the interviews suggests that althout teachers seem to have a clear idea of their mediating role in classroom problem solving it looks like they not have an equally clear idea on the role of problem solving in the teaching of physics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas, questões, exercícios | - |
Título: dc.title | Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física | - |
Título: dc.title | Physics teachers conceptions on problem solving and physics teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: