Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Melo, Guilherme Sales Soares de Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Eliane Kraus de | - |
Autor(es): dc.creator | Muñoz Moscoso, Yina Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:18:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:18:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24573 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.T.24573 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904974 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | - |
Descrição: dc.description | São apresentados os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo propor um modelo de previsão da degradação, baseada numa análise determinística e estocástica, para contribuir no acompanhamento das Obras de Arte Especiais – OAEs do Brasil, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, e para banco de dados similares. No banco de dados do DNIT consta o inventário de quatro mil quinhentos e trinta e uma OAEs, com uma vistoria realizada entre 2012 a 2016 para todas as obras do inventario. Devido ao número insuficiente de registros históricos para o desenvolvimento de um modelo de previsão da degradação das OAEs, foram testados os modelos de degradação utilizando-se o banco de dados do Departamento de Transporte de Nevada (NDOT), obtido durante um ano de estágio desenvolvido na Universidade de Nevada, Las Vegas (USA). Foi realizado um estudo comparativo dos modelos de degradação, e após a calibragem dos modelos de previsão com o banco de dados de NDOT, foi determinado o modelo de degradação mais apropriado para as OAEs sob responsabilidade do DNIT e banco de dados similares, visando proporcionar apoio na tomada de decisões e garantir um desempenho eficiente das estruturas. Foi determinado que a Regressão de Potência é o método de cálculo mais apropriado para a estimação das curvas de degradação das OAEs no Brasil, sob responsabilidade do DNIT. Podendo-se utilizar esta regressão de maneira individual para cada uma das OAEs, uma vez sejam realizadas mais inspeções nas estruturas. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research was to propose a degradation prediction model, based on a deterministic and stochastic analysis, to contribute to the accompaniment of the Brazil Bridges, under the responsibility of the National Department of Transport Infrastructure - DNIT, and other similar databases. In the DNIT database there is an inventory of four thousand five hundred and thirty-one bridges, but only one inspection was carried out between 2012 and 2016. Due to the insufficient number of historical records for the development of a model for predicting the degradation of bridges, the models of degradation were tested using the database of the Department of Transportation of Nevada (NDOT), obtained during a year of internship developed at the University of Nevada, Las Vegas (USA). A comparative study of the degradation models was carried out, and after the calibration of the forecast models with the NDOT database, the most appropriate degradation model was determined for the bridges under the responsibility of DNIT and similar databases, aiming to provide support in decision-making and ensure efficient performance of structures. It was determined that the Power Regression is the most appropriate calculation method for the estimation of the degradation curves of OAEs in Brazil, under the responsibility of DNIT. This regression can be used individually for each of the OAEs, once more inspections are performed on the structures. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obras de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes - conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curva de degradação | - |
Título: dc.title | Modelos de degradação para aplicação em sistemas de gerenciamento de Obras de Arte Especiais – OAEs | - |
Título: dc.title | Degradation models for application in bridge management systems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: