O traço, a perda, o resto : a figuração do álbum de família na obra fotoliterária de autoficção A Cena Interior - Fatos, de Marcel Cohen

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMantovani, Juliana Estanislau de Ataíde-
Autor(es): dc.creatorLemos, Carlos Augusto da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:18:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:18:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904972-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação objetiva analisar a figuração do álbum de família na obra fotoliterária de autoficção A cena interior-fatos (2017), de Marcel Cohen. Para tanto, entendemos que a organização da obra se dá com o engendramento entre palavra e imagem que produz o efeito estético de leitura como se dispusemos de um álbum. Isso se configura na narrativa a partir do intento de Marcel, um autor turco judeu, de reconstituir um convívio em família, uma vez que aos cinco anos e meio de idade, durante a Segunda Guerra Mundial, presenciou boa parte de seus familiares serem deportados para Auschwitz, quando ainda residiam no bulevar de Courcelles, em Paris. Nesse sentido, essa obra, aqui considerada como fotoliterária, é composta de fatos coletados ao longo da vida do autor-narrador, bem como reproduções e descrições de fotografias de seus familiares e de objetos referentes ao seus pais. A narrativa, assim, emerge pela relação de reciprocidade entre escrita e imagem, diante também do tremeluzir das lembranças de Marcel, que ao rememorar oscila entre realidade e ficção, o que ao nosso entender margeia o gênero autoficção, pois ele, na ausência de um momento vivido com seus familiares, põe-se a fabular um cotidiano e uma vida em família. As páginas marcadas pelo bruxulear da retrospecção e o peso da perda amparam-se no traço da escrita e da fotografia e compõem o álbum de família A cena interior-fatos. Para além de exigir o direito à memória da família Cohen, nesse livro impera o desejo de Marcel de viver uma vida com seus entes queridos, ainda que no espaço limitado da obra.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the figuration of the family album in the photoliterary autofiction book A cena interior-fatos (2017), by Marcel Cohen. To this end, we understand that the organization of the book occurs with the engendering of word and image that produces the aesthetic effect of reading as if we had a photo album. This is configured in the narrative based on the attempt of Marcel, a Jewish Turkish author, to reconstitute a family life, since at the age of five and a half, during the Second World War, he witnessed a good part of his family being deported to Auschwitz, when they still lived on Boulevard de Courcelles, in Paris. In this sense, this work, considered here as photoliterary, is made up of facts collected throughout the author-narrator's life, as well as reproductions and descriptions of photographs of his family members and objects relating to his parents. The narrative, thus, emerges through the reciprocal relationship between writing and image, also faced with the flickering of Marcel's memories, a character who, when reminiscing, oscillates between reality and fiction, which in our understanding borders on the autofiction genre, as he, in the absence of a moment lived with his family, starts to fable a daily life and a family life. The pages marked by the flickering of retrospection and the weight of loss are supported by the traces of writing and photography and make up the family album A cena interior-fatos, in addition to demanding the Cohen family's right to memory, it prevails in its Marcel's desire to live a life with his loved ones, even in the limited space of the book.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFotolivro-
Palavras-chave: dc.subjectIntermidialidade-
Palavras-chave: dc.subjectAutoficção-
Título: dc.titleO traço, a perda, o resto : a figuração do álbum de família na obra fotoliterária de autoficção A Cena Interior - Fatos, de Marcel Cohen-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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