Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
Autor(es): dc.creator | Lara, Caren Castelar Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:18:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:18:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41634 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904856 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo buscou refletir sobre a formação do professor que trabalham, espaço hospitalar diante do adoecimento da criança/adolescente e as possíveis implicações em sua atuação, apontando a necessidade da formação e do investimento para dar com as condições vendas pela criança enferma. Para a fundamentação teónco-epistemologica, utilizaram-se concertos advindos da Psicanálise, visando melhor entendimento de como o contexto do adoecimento pode refletir na atuação do professor da classe hospitalar, reconhecendo as implicações que o referido campo traz para a ação do professor. Dessa forma, o objetivo geral visou compreender, a partir de uma leitura psicanalítica, como se da o processo de constituição subjetiva e a formaçao de professores, diante do adoecimento dos alunos internados e as possível as implicações em sua atuação nesse contexto. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, considerando que essa favorece o desenvolvimento de uma posição reflexiva, que permite fundamentar e interrogar os pressupostos teórico-metodológicos, identificar limites e possibilidades da formação pessoal/profissional do professor para atuar no espaço hospitalar, em especial, com a dimensão do adoecimento das crianças A partir da análise documental, da observação participante, da escrita da memória educativa e de entrevistas semiestruturadas das participantes desta pesquisa realizou-se a analise e a discussão dos resultados, organizados em três eixos: identicação, formação de professores e mal-estar docente. Os enunciados das professoras sinalizaram marcas identificatórias que reverberam na constituição do ser-professor no espaço hospitalar. Em relaçao a formaçao de professores, percebeu-se a imphcaçao das adversidades que envolvem a hospitalização, bem como o posicionamento reflexivo e sensível das docentes. As professoras buscam investir no processo de aprendizagem do aluno hospitalizado, não o colocando em condição vitiimizadora frente aos obstáculos decorrentes da intermação. Em relação ao mal-estar docente, notou-se nas falas das professoras, sentimentos e afetos que se inscrevem na pratica educativa nos hospitais, mediante a impossibilidade de tudo controlar na cena pedagógica A partir do exposto, entende-se a constituição ser-professor como uma condição que pressupõe a atividade psíquica inconsciente, que sustenta o lugar de pertencimento da criança hospitalizada não recuando diante das adversidades enfrentadas e sem promover o apagamento psíquico do sujeito. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classe hospitalar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças hospitalizadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória educativa | - |
Título: dc.title | Formação de professores em ambiente hospitalar : uma leitura a partir da psicanálise na educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: