Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pilati, Ronaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Hees, Maria Alexandra Gaiofatto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:17:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:17:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28173 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000300004 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904816 | - |
Descrição: dc.description | Entender os motivos que levam o indivíduo a iniciar e manter-se no voluntariado pode contribuir para o recrutamento de novos voluntários e para a retenção no serviço de pessoas já engajadas, pois permite aproximar os objetivos individuais de potenciais voluntários das exigências e benefícios associados às oportunidades concretas de ajuda que o ambiente proporciona. O presente trabalho teve como objetivos adaptar e validar para o Brasil o Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e correlacionar o IFV com a versão reduzida do Questionário de Perfis de Valores (QPV21). Além de corroborar a validade convergente entre estes dois instrumentos, os resultados indicaram que as motivações dos 319 participantes agregaram-se em torno de quatro fatores (valores e entendimento, proteção, carreira e engrandecimento social), replicando parcialmente a estrutura fatorial do instrumento original e confirmando a existência de diferenças culturais nas motivações para o voluntariado. Outras implicações teóricas e empíricas são discutidas. | - |
Descrição: dc.description | Understanding the reasons why people begin and continue to volunteer can contribute to the recruitment of new volunteers and to the retention of those that already engaged, by bringing the individual goals of potential volunteers closer to the requirements and benefits associated with the existing work opportunities. This study aims to adapt and validate the Volunteers Function Inventory (VFI) for Brazil as well as to correlate the VFI with the reduced version of Schwartz's Portrait Value Questionnaire (PVQ21). Results confirmed the convergent validity between these two instruments. In addition, the factor structure of the original instrument was partially replicated, with the motivations of the 319 participants grouping around four factors (values and understanding, protection, career, and social enhancement). These results suggest the existence of cultural differences in the motivations for volunteering. Other empirical and theoretical implications are discussed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Psico-USF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pusf/a/xZgrxLgm7CtdmfzgXkqmYvm/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento pró-social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voluntariado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valores | - |
Título: dc.title | Evidências de validade de uma versão brasileira do Inventário de Funções do Voluntariado - IFV | - |
Título: dc.title | Evidence of validity of a Brazilian version of the Volunteer Functions Inventory - VFI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: