Os sons da cidade : territorialidades e sociabilidades nos circuitos da micareta de Feira de Santana (1939-1985)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarroso, Eloisa Pereira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Miranice Moreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:17:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:17:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40380-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904534-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2020.-
Descrição: dc.descriptionA tese em tela estuda o processo de territorialidade e sociabilidade de Feira de Santana a partir dos circuitos da micareta entre os anos de 1939 e 1985, buscando entender como os sons carnavalescos expressam e organizam a cidade. Partindo desse pressuposto, este estudo defende que a micareta é uma linguagem da cidade e que, a partir dos seus circuitos, é possível observar os projetos, conflitos e negociações na construção da cidade. A escolha do período deve-se ao fato de que a temporalidade estabelecida coincide com a consolidação da micareta enquanto a festa carnavalesca da cidade, bem como a consolidação do Axé music; recorte que corresponde a um Brasil republicano que alternou períodos democráticos e de exceção. Esse exercício historiográfico está ancorado em um corpus documental diverso: fontes impressas, jornais e revistas que circulavam à época, fontes orais e imagéticas, incluindo gravuras e fotografias. A leitura das fontes contou com o aporte teórico e metodológico dos estudos em História Cultural com foco nas questões do cotidiano, representações e práticas culturais urbanas. No presente estudo, procura-se estabelecer um debate interdisciplinar com outros campos do conhecimento, como a Geografia, Sociologia e a Linguística. Com base em conceitos dessas variadas áreas do conhecimento, a construção desta tese está voltada à compreensão de como a organização da micareta de Feira revela as representações e apropriações da cidade e seus projetos de sociedade.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThe thesis on screen studies the territoriality and sociability process that Feira de Santana amongst years of 1939 and 1985, seeking to understand how carnival songs express and organize the city. Starting from this assumption, this study argues that micareta is a language of the city and that, from its circuits, it is possible to observe the projects, conflict and negotiations in the construction of the city. The choice of period is due to the fact that temporality established coincide with the consolidation of micareta while the carnival party of the city, as well as the consolidation of Axé music; that corresponds to a republican Brazil that alternated democratic an exception period. That historiographic exercise is anchored in a diverse documentary corpus: printed sources, newspaper, magazines that circulated at the time, oral and imagery sources, including etchings and photographs. The reading of the sources had the theoretical and methodological input of studies in Cultural History focusing on daily life, representation and urban cultural practices. In the present research, I seek to establish an interdisciplinary debate with other areas knowledge, such as Geography, Sociology and linguistic. Based on concept of these various areas of knowledge, the construction of this thesis is focused on understanding how organization Feira’s micareta reveal the representations and appropriantions of the city and its society projects.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de História (ICH HIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCidades-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorialidades-
Palavras-chave: dc.subjectMicareta-
Palavras-chave: dc.subjectFeira de Santana (BA)-
Título: dc.titleOs sons da cidade : territorialidades e sociabilidades nos circuitos da micareta de Feira de Santana (1939-1985)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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