Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Tinoco, Bianca Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:17:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:17:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42441 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904457 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. | - |
Descrição: dc.description | A tese examina a institucionalização e o colecionamento no Brasil de obras de performance, entendidas enquanto proposições passíveis de serem ativadas por meio de ações presenciais em momentos e contextos distintos. A abordagem procura demonstrar um movimento de aproximação que tornou factível a aquisição desses trabalhos, com maior adesão à negociação de trabalhos tanto por parte dos artistas quanto de instituições e colecionadores. Como detalhamento dessa abordagem, o texto traz recortes da experiência de cinco colecionadores particulares que adquiriram performances no Brasil, procurando evidenciar as motivações nessa escolha, o que ela sugere sobre o perfil de colecionamento deles e que tipo de distinção eles desejam obter a partir dessas aquisições. As performances são compreendidas nesta escrita como trabalhos artísticos em fluxo, em transformação intensa e contínua, a qual ocorre durante a apresentação, imediatamente após e também quando a obra se encontra em estado de dormência, ou seja, guardada à espera da próxima ativação. Devido à variação entre a materialidade da ativação corporal e a aparente imaterialidade naqueles períodos em que ainda não se planeja a próxima execução, as performances são classificadas na tese como obras de materialidade intermitente, dentro da esfera da produção alográfica conforme definida por Nelson Goodman (1976). Tais premissas são esmiuçadas em debate com as exigências frequentemente encontradas para a inserção de uma categoria de linguagem artístico no mercado de arte, muitas das quais são problematizadas nesse contato com a performance. Conceitos considerados basilares para a avaliação e a aquisição de obras, como originalidade, autenticidade e autoria, são redimensionados a partir da análise de trabalhos e também de subsídios teóricos buscados na Filosofia, na Sociologia, nos Estudos de Dança e no Direito Autoral, entre outros. Em meio a esse questionamento de paradigmas, a dinamização das práticas de conservação de arte contemporânea também é abordada, a partir de projetos desenvolvidos no Museu Guggenheim de Nova York e nas Tate Galleries de Londres, além da experiência do Museo Reina Sofía, na Espanha. A análise é concluída com a indicação de caminhos possíveis para o aproveitamento desses aprendizados considerando-se os problemas financeiros e de gestão frequentes no Brasil. Nesse sentido, se questiona de que maneira o colecionamento particular pode colaborar para uma longevidade da performance em fluxo, disponível para a ativação e a fruição de futuras gerações. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | - |
Descrição: dc.description | The thesis examines the institutionalization and collection of performance works in Brazil, understood as propositions that can be activated through presential actions at different times and contexts. The approach seeks to demonstrate a movement of approximation that made the acquisition of these works feasible, with greater adherence to the negotiation of works by both artists and institutions and collectors. As a detail of this approach, the text reports the experience of five private collectors who acquired performances in Brazil, seeking to highlight the motivations in this choice, what it suggests about their collection profile and what kind of distinction they want to obtain from this apparent boldness. The performances are understood in this writing as artistic works in flux, in intense and continuous transformation, which takes place during the presentation, immediately after and when the work is in a dormant state, waiting for the next activation. Due to the variation between the materiality of bodily activation and the apparent immateriality in those periods when the next performance is not yet planned, the performances are classified in the thesis as works of intermittent materiality, within the sphere of allographic production as defined by Nelson Goodman (1976). Such premises are discussed in debate with the requirements often found for the insertion of an artistic genre in the art market, many of which are problematized in this contact with performance. Concepts considered fundamental for the evaluation and acquisition of works, such as originality, authenticity, and authorship, are resized from the analysis of works and also from theoretical subsidies sought in Philosophy, Sociology, Dance Studies and Copyright Law, among others. Amidst this questioning of paradigms, the dynamization of contemporary art conservation practices is also addressed, based on projects developed at the Guggenheim Museum in New York and the Tate Galleries in London, in addition to the experience of the Museo Reina Sofia, in Spain. The analysis concludes with the conjecture of possible paths for the appropriation of these lessons, considering the financial and management problems frequent in Brazilian institutional collections. In this sense, the question is how private collection can contribute to a longevity of performance in flux, available for the activation and enjoyment of future generations. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - colecionadores e coleção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Brasil | - |
Título: dc.title | A preservação da performance em coleções de arte contemporânea no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: