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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Cristhian Teófilo da | - |
Autor(es): dc.contributor | zenambiental@hotmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Sylvia Maria da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:17:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:17:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42833 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904423 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese discute a tradição cultural da arte têxtil, a partir da perspectiva de mulheres indígenas dos povos Xukuru, no Brasil e Mixe, no México. Observa como essa tradição se configurou em uma prática coletiva de resistência indígena para sobreviver à opressão em que viviam. É também uma forma de inserção da mulher indígena no espaço público. Fortalece a identidade indígena, preservando a cultura étnica, ao mesmo tempo que permite gerar renda e trocar saberes, ideias e experiências de vida. Mas a comercialização de peças têxteis de comunidades indígenas, acaba por invisibilizar ou estereotipar, sob uma perspectiva etnocêntrica, as mulheres tecelãs. A discussão está articulada com categorias da teoria pós-colonial, em especial do campo das Ciências Sociais latinoamericanas, dos estudos pós-coloniais, decoloniais (colonialidade do poder, colonialidade do saber e anticolonialismo) e dos estudos de gênero (feminismo comunitário, críticas ao patriarcado e machismo como sistemas ideológicos). | - |
Descrição: dc.description | This thesis discusses the cultural tradition of textile art from the perspective of indigenous women from the Xukuru peoples in Brazil and Mixe in Mexico. It observes how this tradition was configured in a collective practice of indigenous resistance to survive the oppression in which they lived. It is also a way of inserting indigenous women into the public space. It strengthens the indigenous identity, preserving the ethnic culture, while at the same time allowing to income generation and the exchange of knowledge, ideas, and life experiences. The commercialization of textile pieces from indigenous communities however ends up making women weavers invisible or stereotyping from an ethnocentric perspective. The discussion is articulated with categories of postcolonial theory, especially in the field of Latin American Social Sciences, postcolonial and decolonial studies (coloniality of power, coloniality of knowledge and anticolonialism) and gender studies (community feminism and criticisms of patriarchy and machismo as ideological systems). | - |
Descrição: dc.description | Esta tesis analiza la tradición cultural del arte textil desde la perspectiva de las mujeres indígenas de los pueblos Xukuru en Brasil y Mixe en México. Observa cómo esta tradición se configuró en una práctica colectiva de resistencia indígena para sobrevivir a la opresión en la cual vivían. También es una forma de insertar las mujeres indígenas en el espacio público. Fortalece la identidad indígena al preservar la cultura étnica a la vez que permite generar ingresos y intercambiar conocimientos, ideas y experiencias de vida. Pero la venta de artículos textiles de comunidades indígenas acaba por invisibilizar o estereotipar las mujeres tejedoras desde una perspectiva etnocéntrica. La discusión se articula con categorías de la teoría poscolonial, especialmente en el campo de las Ciencias Sociales latinoamericanas, estudios poscoloniales y decoloniales (colonialidad del poder, colonialidad del conocimiento y anticolonialismo) y estudios de género (feminismo comunitario, críticas al patriarcado y machismo como sistemas ideológicos). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte têxtil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural imaterial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo comunitário | - |
Título: dc.title | De prenda à resistência : a tradição cultural da arte têxtil como práxis transformadora no Brasil e no México | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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