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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Tiago Borges dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:16:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:16:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2054 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904418 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Tendo como Plano de Observação, a cidade de Brasília,no período compreendido entre os anos de 1968-1981; a dissertação tem como objeto a performance da "lira poética brasiliense" e, como objetivo, rastreá-la pela via do repertório buscado em recortes da obra dos poetas Nicolas Behr, Turiba e Luis Martins da Silva, corpus principal da pesquisa,ao qual se somam fontes documentais plurais:entrevistas, processo judicial,matérias jornalísticas e material iconográfico.O pressuposto de que um corpus assim constituído forneceria a base empírica para uma análise centrada no solo histórico,inspirou a hipótese, bem como as condutas teórico-metodológicas adotadas. Ao abrigo da História Cultural como espaço de trabalho, noções e categorias como representações,discurso,cotidiano,identidade e manifestações culturais do mundo urbano,delineou-se o argumento nortedor: - O balizamento temporal selecionado (1968/1981),marcado pela conjuntura dos governos militares no Brasil e pela efervescência desterritorializada da contracultura, é cenário em Brasília,sede do poder,de manifestações poéticas peculiares.O diálogo destes discursos poéticos, com outros suportes discursivos selecionados para a pesquisa,pode subsidiar uma análise sobre sentidos possíveis das representações que se entrecruzam,condições sócio-históricas e culturais em que se engendram,lugares de fala,reativações da memória; vetores cujo conjunto indicia peculiaridades da Capital da República e matizes de uma identidade em construção.A dissertação está estruturada em quatro capítulos,além da Introdução e das Considerações Finais, espaço para breve retomada dos principais eixos trabalhados e que, tendencialmente,corroboram os argumentos da investigação de cunho exploratório. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Establishing the city of Brasília as an observation plan in the period regarded the years from 1968 to 1981, the dissertation has, as its study object, Brasilia’s poetic lyre performance, and, as its goal, to trace it using the collection’s way pursued in pieces of the works of poets such as Nicolas Behr, Turiba and Luis Martins da Silva. The main body of the research, to which are added plural documental sources, is composed by interviews, news articles, legal proceedings and images material. The understanding that a main body like that would provide the empiric base to an analysis centered in a historical soil, has inspirated the hypothesis, as well as the theoric-methodologic conducts adopted. Regarding the cultural history as a work space, notions and categories such as representations, impromptu, quotidian, identity and cultural manifestations of the urban world, the main argument was defined: the selected time space (1968/1981), marked by the military’s government situation and by the growing evolution of the counterculture, is placed in Brasília – seat of the political authority, manifestations of distinctive poetics. The dialogue of these poetic impromptu, together with other impromptives supports selected to the research, may assist an analysis about the possible senses for the representations that eventually meet, social-historic conditions and cultures, in which are generated speech places, memories reactivation and dissemination that show peculiarities of the Republic Capital, as well as variations of an identity in construction. The dissertation is structured in four chapters, besides Introduction and Final Regards, space for the brief take over of the main shaft worked and that agree with the investigation exploration arguments. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de História (ICH HIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governo militar - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contracultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações | - |
Título: dc.title | Lira Pau-Brasília : entre fardas e superquadras : poesia, contracultura e ditadura na Capital (1968-1981) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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