Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Antônio Eduardo-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Raquel Araújo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:16:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:16:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20416-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20416-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904397-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, Programa de Pós-Graduação em Estatística, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo propor um método alternativo de pontuação para as questões do tipo A das provas do vestibular da UnB elaboradas pelo CEBRASPE. Esse novo método de pontuação consiste em aplicar o Modelo de Resposta Gradual (MRG), da Teoria da Resposta ao Item, ao considerar como uma alternativa de resposta a “não resposta” do aluno às questões do tipo A das provas do vestibular da UnB, nas quais os indivíduos ganham um ponto ao acertarem a questão, perdem um ponto ao errarem a questão e ganham zero pontos por não responderem a questão. Este método de pontuação foi proposto com o intuito de melhorar a avaliação dos indivíduos, visto que a teoria da resposta ao item apresenta inúmeras vantagens em relação ao método convencionalmente utilizado pelo CEBRASPE. Os resultados mostraram uma alta proximidade das notas estimadas pelo modelo de resposta gradual e das notas obtidas pelo método convencional. Dessa forma, pôde-se concluir que o método proposto é eficiente em avaliar os indivíduos com o aditivo das vantagens que a Teoria da Resposta ao Item oferece. Porém, tanto os resultados como algumas limitações evidenciaram oportunidades futuras de pesquisas sob a proposta apresentada, ainda não exaustivamente exploradas.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to propose an alternative scoring method for questions of type A of the UnB vestibular entrance exam prepared by CEBRASPE. This new correction method applies the Graded Response Model (GRM) from Item Response Theory. We consider “no answer” as an additional response class to the regular possibilities “right” or “wrong”. in the UnB vestibular entrance exam, individuals score 1 for each question with right answer, -1 for each question with wrong answer, and 0 for no answer. This scoring method has been proposed in order to improve the evaluation of individuals' proficiencies, as the item response theory has many advantages compared to the conventional method used by CEBRASPE. The results showed a high correlation between the scores obtained with the use of the graded response model and the scores given by the conventional method. We concluded that the proposed method is effective in evaluating individuals' proficiencies with the advantages of the Item Response Theory. However, the results show opportunities for future research in the studied problem.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Estatística (IE EST)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Estatística-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de resposta ao item (TRI)-
Palavras-chave: dc.subjectPenalização-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília - vestibular-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de Resposta Gradual (MRG)-
Título: dc.titleModelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.