Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | - |
Autor(es): dc.creator | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Alexandre Tolentino de | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Mateus Gianni | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Mateus Pinheiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:16:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:16:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48122 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/9788523010195 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6730-8243 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8770-1314 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-3373-2721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904371 | - |
Descrição: dc.description | O livro Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação traz um panorama das pesquisas acerca da criatividade em matemática, apresentando conceitos e estratégias didáticas para favorecer seu desenvolvimento e, ainda, critérios para a análise das produções dos estudantes a fim de identificar seu potencial criativo em matemática. A importância dessa discussão reside no fato de a matemática ser tratada, paradoxalmente, como uma área difícil, impossível de aprender, restrita aos gênios e, ao mesmo tempo, ser reconhecida como fundamental no processo de desenvolvimento científico e tecnológico, além de ser requisitada para a admissão nas principais instituições de ensino e na maioria das ocupações profissionais. Nesse sentido, as reflexões proporcionadas pelo tex to do livro poderão colaborar para a construção de propostas pedagógicas para as aulas de matemática com vistas à superação das representações negativas relacionadas à disciplina, bem como possibilitar uma nova dinâmica na forma de tratar os conteúdos de matemática e as relações entre professores e estudantes. O texto evidencia a resolução, formulação e redefinição de problemas como estratégias didáticas para orientar o trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento da criatividade em matemática. Trata-se de uma obra original no cenário brasileiro, que contribui significativamente para a divulgação de estudos e pesquisas no campo da criatividade em matemática. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade em matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento criativo em matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade em matemática - avaliação - estímulo | - |
Título: dc.title | Criatividade em matemática : conceitos, metodologias e avaliação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: