Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Elaine Nolasco | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Bárbara Letícia Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:16:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:16:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904339 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. | - |
Descrição: dc.description | O acesso à educação superior pública no Brasil através das políticas de expansão, proporcionaram novas formas de relação entre comunidade acadêmica e comunidades locais onde os novos campi foram inseridos. O presente estudo teve por objetivo a análise atuação da Faculdade UnB Planaltina no desenvolvimento da comunidade local, por meio da Extensão, na percepção do coordenador. O estudo realizado tem caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para a análise do público-alvo da pesquisa, foi feita uma pesquisa documental nas bases de dados da UnB sobre a comunidade acadêmica da FUP, e nos sites governamentais sobre a comunidade local, a Região Administrativa de Planaltina. Foram levantados os projetos de extensão existentes na FUP, depois foram escolhidos os dois principais eixos com maior número de projetos, educação e meio ambiente. Realizou-se entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo, com os coordenadores dos dois eixos principais dos projetos de extensão. Como resultado, constatou-se que a Extensão exerce um papel importante na FUP, aproximando a Universidade da comunidade, mas que precisa de mais espaço institucional e aporte financeiro. Conclui-se que a vinda da FUP se mostra positiva para a comunidade estando ainda em momento de adaptação e identificação, mas que sua atuação precisa ser cada vez mais ampliada e estruturada. | - |
Descrição: dc.description | Access to public higher education in Brazil through expansion policies, provided new forms of relationship between the academic community and local communities where the new campuses were inserted. This study aimed to analyze the performance of Faculdade UnB Planaltina in the development of the local community, through Extension, in the perception of the coordinator. The study carried out is qualitative, exploratory and descriptive. For the analysis of the target audience of the research, a documentary research was made in the databases of UnB about the academic community of FUP, and in the government websites about the local community, the Administrative Region of Planaltina. The existing extension projects at FUP were surveyed, then the two main axes with the largest number of projects, education and the environment were chosen. Semi-structured interviews were conducted, which were examined through content analysis, with the coordinators of the two main axes of the extension projects. As a result, it was found that Extension plays an important role in FUP, bringing the University closer to the community, but that it needs more institutional space and financial support. It is concluded that the arrival of the FUP is positive for the community and is still in a moment of adaptation and identification, but that its performance needs to be increasingly expanded and structured. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade de Brasília | - |
Palavras-chave: dc.subject | Faculdade UnB Planaltina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Título: dc.title | Análise da influência da Faculdade UnB Planaltina na Comunidade local por meio da Extensão Universitária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: