Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Walda de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Ataide, Joanita Mota de | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, James Maxwell Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:16:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:16:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2000-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30515 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904302 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2000. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de demonstrar como a informação produzida pelos ouvintes do programa Roda Viva. da Rádio Educadora AM de São Luis (MA) passa por várias etapas em um processo de transferência que vai até às instituições envolvidas em diversas problemáticas sociais. Toma por base a fundamentação teórica no campo da cidadania e constata que a informação percorre diversos estágios após chegar à rádio. Foram investigadas as práticas informacionais desenvolvidas pelos 13 ouvintes moradores de 10 bairros da Capital, que telefonaram para a emissora no período de 4 de setembro a 6 de outubro de 2000; pelo radialista e apresentador do Roda Viva , Gilberto Lima, e pelas instituições citadas. Parte do pressuposto de que, ao telefonar para a rádio, com o objetivo de reivindicar direitos sociais, os ouvintes procuram exercer sua cidadania, e o fazem também pelo exercício do direito à informação e à comunicação. Verifica que a produção de informação pelo cidadão, a partir de contextos e demandas sociais especificas, mesmo que não resulte nos efeitos esperados, origina determinados procedimentos no âmbito da emissora e, principalmente. das instituições | - |
Descrição: dc.description | This research vvas realized to show how the information generated by hearers of Roda Viva program of the Educadora AM Radio Station in São Luis (MA) passes across various stages in a transfer process, that it goes to the institutions connected to several social problems. Its theoretical base is in the citizenship and it verifies that the information goes through many stages after it arrives to the radio station. The research investigated the use of the information by 13 hearers that to live in 10 districts of the Capital. They phoned to the radio station in 2000, between September and October. Also It investigated the use of the information by the radio station's professional, Gilberto Lima and by the institutions that was mentioned. It presupposes that when the hearers call up to the radio station, they want to exercise their citizenship. Also they want to exercise their social rights and their rights about the information and the communication. The research verified that the information production by the citizen in a specific social context generates any effect on the radio station and the institutions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rádio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Título: dc.title | Uso da informação para cidadania na Rádio Educadora AM em São Luís | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: