Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Beaklini Filho, José Felippe | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Francisco de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Renan Pinheiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:16:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:16:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904235 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Física das Radiações tomando como base a aplicação na Medicina. Para isso, foi criado um roteiro de atividades utilizando um material de apoio com slides, vídeos e animações. Aplicado em outro contexto social e econômico, esse material nos mostrou falhas que precisaram ser corrigidas. A nova aplicação explorou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), utilizando simulações computacionais o que culminou na criação de um site desenvolvido pelos alunos, com código aberto, como parte de um Produto Educacional, para ser disponibilizado para professores que quiserem usar a informação contida e até mesmo expandir o que já existe. A exposição das aulas foi baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e auxiliada pelos Mapas Conceituais de Joseph Novak, se mostrando promissoras e com resultados satisfatórios. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation regards the development of a didactic sequence for teaching Radiation Physics based on future applications in Medicine. For this matter, a script of activities was created, which includes guidelines with slides, videos and animations. When applied to other social and economic contexts, this material showed flaws that are yet to be corrected. The new application explored the use of Information and Communication Technologies (TICs), applying computational simulations, culminating in the creation of a website developed by the students, with open source configuration, as part of an Educational Product, to be made available to teachers who choose to use such information and even expand what already exists. The lecture was based on David Ausubel's Theory of Significant Learning and aided by Joseph Novak's Conceptual Maps, showing promise and satisfactory results. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino - ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física médica | - |
Título: dc.title | Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs | - |
Título: dc.title | Medical physics applied to the teaching of radiation physics : an experience report on the creation and application of a didactic sequence for high school using TICs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: