
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Edna Cristina Muniz da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:16:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:16:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9422 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904216 | - |
| Descrição: dc.description | A Análise de Discurso Crítica (ADC) investiga o uso da linguagem nas instituições sociais e como as desigualdades sociais são constituídas linguisticamente. Requer uma teoria gramatical que relacione linguagem e contexto social para explicar as diferenças entre os textos e relacionálos aos contextos de cultura e de situação. Esse objetivo alinha-se com as premissas teóricas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que conecta a linguística às práticas sociais em seus contextos de cultura e de situação e propicia a consciência dos gêneros do discurso e seus propósitos nos diversos domínios sociais. A gramática sistêmico-funcional emprega uma linguagem especializada para descrever e analisar os significados contextuais dos diversos textos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Critical Discourse analysis investigates the use of the language in the social institutions e how social differences are formed linguistically. It requires a grammatical theory which relates language and social context to explain the differences between the texts and relate them to the contexts of culture and context of situation. This aim aligns with the theoretical assumptions of the Sistemic Functional Grammar, which connects the linguistic to the social practices in their contexts of culture and context of situation and provides the conscience of the genres and their purposes in the several social domains. The systemic-functional approach implies a specialized language to describe and analyze the contextual meanings of several texts. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 18 abr. 2012. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gramática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
| Título: dc.title | Do discurso à gramática : um enfoque crítico e funcional de gêneros | - |
| Título: dc.title | From discourse to grammar : a critical and functional genres approach | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: