Fomentando mentes criativas, almas inquietas e desejosas: a aprendizagem da criatividade em Administração

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDechandt, Siegrid Guillaumon-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lorena Vieira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:16:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:16:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50084-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904191-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024.-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista o desafio de pensar o ensino da criatividade a partir de pedagogias de ensino que colaborem com o desenvolvimento do conhecimento da criatividade, a partir de uma perspectiva prática, a presente dissertação tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem da criatividade, observando como se dá a aplicação do conhecimento adquirido, por meio da vivência das atividades pelos discentes, no âmbito da disciplina de “Criatividade e Inovação nas Organizações” do curso de graduação em administração, da Universidade de Brasília – UnB. A temática foi analisada à luz de referenciais do modelo de criatividade sistêmica de Csikszentmihalyi, no que tange aos componentes envolvidos no processo criativo e à criatividade artística, bem como, elementos dos estudos baseados na prática e da estética organizacional, no que se refere à construção do conhecimento – onde o fazer e o saber não se separam. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica; documental e observação como técnicas de coleta de dados. Na pesquisa documental, analisaram-se registros de relatos de estudantes de sete semestres da disciplina, desenvolvidos em resposta a um roteiro pré-estabelecido pela docente. Os achados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti2. Verificou-se que o processo de aprendizagem da criatividade no contexto da disciplina em comento ocorre com orientação à descoberta de problemas, por meio de três estratégias principais quais sejam experimentação, reflexão e prática criativa por parte dos discentes. Ademais, observou-se como a criatividade se desenvolve como uma construção social na qual os estudantes agregam ao seu processo criativo o contexto social e histórico no qual estão inseridos, a expressão de sua identidade e a influência dos debates com o grupo. Por fim, foram identificados como principais métodos de estímulo da criatividade a experimentação, as artes, palestras, feedbacks e coletâneas de fotografias criadas no âmbito de uma adaptação do método photovoice como método de ensino. Estes achados contribuem para o avanço da pesquisa a respeito do ensino e aprendizagem da criatividade, na medida em que rompe com o caráter utilitarista e tecnicista que permeia a temática na Administração ao adotar atividades artísticas como forma de construção e apreensão do conhecimento. Além disso, amplia as possibilidades de práticas educacionais que colaborem com o desenvolvimento da criatividade dos discentes.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the challenge of thinking about teaching creativity based on teaching pedagogies that collaborate with the development of knowledge about creativity, from a practical perspective, this dissertation aims to understand the process of learning creativity, observing how the knowledge acquired is applied, through the experience of activities by students, within the scope of the “Creativity and Innovation” discipline of the undergraduate course in administration, at the University of Brasília – UnB. The theme was analyzed in the light of references from Csikszentmihalyi's systemic creativity model, with regard to the components involved in the creative process and artistic creativity, as well as conceptual elements of the theory of practice and organizational aesthetics, with regard to the construction of knowledge – where doing and knowing are not separated. Bibliographic research was used; documentary and observation as data collection techniques. In the documentary research, records of student reports from seven semesters of the discipline were analyzed, developed in response to a script pre-established by the teacher. The findings were subjected to Bardin Content Analysis with the help of Atlas.ti2 software. It was found that the process of learning creativity in the context of the subject in question occurs with guidance on discovering problems, through three main strategies, which are experimentation, reflection and creative practice on the part of students. Furthermore, it was observed how creativity develops as a social construction in which students add to their creative process the social and historical context in which they are inserted, the expression of their identity and the influence of debates with the group. Finally, experimentation, arts, lectures, feedback and collections of photographs created as part of an adaptation of the photovoice method as a teaching method were identified as the main methods of stimulating creativity. These findings contribute to the advancement of research regarding the teaching and learning of creativity, as it breaks with the utilitarian and technical character that permeates the aforementioned field in Administration by adopting artistic activities as a way of constructing and apprehending knowledge. Furthermore, it expands the possibilities of educational practices that collaborate with the development of students' creativity.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade sistêmica-
Título: dc.titleFomentando mentes criativas, almas inquietas e desejosas: a aprendizagem da criatividade em Administração-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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