Efeitos da nova direita na política educacional : embates em torno do pseudoconceito da “ideologia de gênero” na deliberação dos planos de educação no Brasil e na Espanha na segunda década do milênio (2010-2020)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYannoulas, Silvia Cristina-
Autor(es): dc.contributorsophiaafonso8@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorAfonso, Sophia Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44679-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904115-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos da nova direita, a partir da relação entre o pseudoconceito de “ideologia de gênero” e o debate das políticas educacionais no Brasil e na Espanha no período de 2010 a 2020. Optou-se pelos estudos de gênero como paradigma e os estudos comparados como estratégia metodológica. O método escolhido foi o materialista-dialético. Foram realizadas a análise documental e de conteúdo das discussões dos projetos de lei que compõem a política educacional brasileira (Plano Nacional de Educação - PNE/2014) e espanhola (Lei Orgânica para a Melhoria da Qualidade Educativa – LOMCE/2013, e Lei Orgânica de Modificação da Lei Orgânica de Educação – LOMLOE/2020), a fim de se compreender os efeitos do pseudoconceito da “ideologia de gênero” nos discursos e documentos parlamentares. Em relação ao Brasil, constatou-se que a primeira menção à falácia da “ideologia de gênero” ocorreu apenas no ano de 2014, quando também se intensificaram as discussões sobre a permanência ou exclusão da palavra gênero do PNE/2014. Em seus discursos, os deputados demonstraram diversos aspectos neodireitistas, dentre eles, a tentativa de enfraquecer a importância das questões de gênero no âmbito da educação, por meio de estratégias como a generalização, a tergiversação do gênero enquanto conceito, a incitação do pânico moral, e, por fim, a estratégia de polarização. Em relação à Espanha, não houve menção à expressão “ideologia de gênero” nas discussões da LOMCE/2013. Ainda assim, essa lei aceitou a presença da palavra “gênero” e fomentou, ainda que de forma limitada, a perspectiva de gênero. A LOMLOE/2020, por sua vez, esteve permeada pela perspectiva de gênero. Porém, suas discussões foram caracterizadas pelo embate, especialmente em decorrência da presença de parlamentares do partido Vox. Esse partido, cujos valores estão em consonância com os princípios neodireitistas, foi o principal responsável pelas menções à “ideologia de gênero”, reforçando o objetivo para o qual o pseuconceito foi criado: combater e deslegitimar os avanços feministas. Em ambos os países, o uso da generalização esteve presente, assim como a retomada de valores cristãos e da tentativa de renaturalização. Percebeu-se ainda que os argumentos neodireitistas retomam os direitos, porém concebe-os apenas como liberdade, ao mesmo tempo em que os valores são permeados pelo individualismo, exemplificando a fusão contraditória de princípios neoliberais com neoconservadores, amalgamando-se na nova direita.-
Descrição: dc.descriptionThe present research aimed to understand the effects of the new right, by means of the relationship between the pseudoconcept of “gender ideology” and the debate of educational policies in Brazil and Spain in the period 2010-2020. We opted for gender studies as a paradigm and comparative studies as a methodological strategy. The materialist-dialectical method was chosen for the research. Documentary analysis and content analysis of the discussions of the bills that make up the Brazilian (National Education Plan - PNE/2014) and Spanish (Organic Law for the Improvement of Educational Quality - LOMCE/2013, of Organic Law for the Modification of the Organic Law of Education - LOMLOE/2020) educational policies were carried out in order to understand the effects of the pseudoconcept of “gender ideology” in parliamentary discourses and documents. Regarding Brazil, it was found that the first mention of the fallacy of “gender ideology” occurred only in the year 2014, when discussions about the permanence or exclusion of the word gender from the PNE/2014 were also intensified. In their speeches, the deputies demonstrated several neo-rightist aspects, among them, the attempt to weaken the importance of gender issues in education, through strategies such as generalization, the tergiversation of gender as a concept, the provocation of moral panic, and, finally, the strategy of polarization. With regard to Spain, there was no mention of the term "gender ideology" in the discussions of LOMCE/2013. Still, this law accepted the presence of the word “gender” and fostered, albeit in a limited way, the gender perspective. LOMLOE/2020, in turn, was permeated by the gender perspective. However, its discussions were characterized by clashes, especially due to the presence of parliamentarians from the Vox party. This party, whose values are in line with the neo-rightist principles, was the main responsible for the mentions of “gender ideology”, reinforcing the purpose for which the pseudo concept was created: to combat and delegitimize the feminist advances. In both countries, the use of generalization was present, as well as the resumption of Christian values and the attempt at renaturalization. It was also noticed that the neo-rightist arguments resume rights, but conceive them only as freedom, at the same time that values are permeated by individualism, exemplifying the contradictory fusion of neoliberal and neoconservative principles, amalgamating into the new right.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación tuvo como objetivo comprender los efectos de la nueva derecha, a partir de la relación entre el pseudoconcepto de “ideología de género” y el debate de las políticas educativas en Brasil y España en el período 2010-2020. Optamos por los estudios de género como paradigma y los estudios comparativos como estrategia metodológica. El método elegido fue el materialista-dialéctico. Se realizó un análisis documental y de contenido de las discusiones de los proyectos de ley que conforman las políticas educativas de Brasil (Plan Nacional de Educación - PNE/2014) y España (Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa - LOMCE/2013, de Ley Orgánica de Modificación de la Ley Orgánica de Educación - LOMLOE/2020) para comprender los efectos del pseudoconcepto de “ideología de género” en los discursos y documentos parlamentarios. En Brasil, la primera mención de la falacia de la “ideología de género” se produjo sólo en el año 2014, cuando también se intensificaron las discusiones sobre la permanencia o exclusión de la palabra género del PNE/2014. En sus discursos, los diputados mostraron varios aspectos neo-derechistas, entre ellos, el intento de debilitar la importancia de los temas de género en la educación, a través de estrategias como la generalización, la tergiversación del género como concepto, la provocación del pánico moral y la estrategia de polarización. En España, no se mencionó la expresión “ideología de género” en los debates de la LOMCE/2013. Sin embargo, esta ley aceptó la presencia de la palabra “género” y fomentó, aunque de forma limitada, la perspectiva de género. La LOMLOE/2020, a su vez, estaba impregnada de la perspectiva de género. Sin embargo, sus debates se caracterizaron por la confrontación, especialmente debido a la presencia de parlamentarios del partido Vox. Este partido, cuyos valores están en consonancia con los principios neo-derechistas, fue el principal responsable de las menciones a la “ideología de género”, reforzando el propósito para el que se creó el pseudo-concepto: combatir y deslegitimar los avances feministas. En ambos países, el uso de la generalización estuvo presente, así como la reanudación de los valores cristianos y el intento de renaturalización. También se percibió que los argumentos de la neoderecha retoman los derechos, pero los conciben sólo como libertad, mientras que los valores están impregnados de individualismo, ejemplificando la fusión contradictoria de los principios neoliberales y neoconservadores, amalgamados en la nueva derecha.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectNova direita-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional - Espanha-
Título: dc.titleEfeitos da nova direita na política educacional : embates em torno do pseudoconceito da “ideologia de gênero” na deliberação dos planos de educação no Brasil e na Espanha na segunda década do milênio (2010-2020)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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