A inserção do espaço geográfico no planejamento nacional do turismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteinberger, Marília-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Suellen Walace Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:16:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:16:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904096-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2007.-
Descrição: dc.descriptionA história do turismo no século XX mostra o quanto esta atividade é influenciada por acontecimentos históricos dos mais diversos, sejam eles de caráter econômico, político, social ou cultural. Além disso, ao se tratar da reconstrução histórica do turismo no Brasil, é possível constatar que o planejamento turístico andou na contramão da história do planejamento em geral, já que foi somente a partir da década de 1990 que surgiram os documentos referentes ao planejamento nacional do turismo: Plantur: Plano Nacional de Turismo 1992/1994, Política Nacional de Turismo 1996/1999, Plano Nacional de Turismo 2003/2007 e Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Nesse contexto, torna-se possível questionar como o espaço geográfico e seus desdobramentos – território e região – se inserem nesses documentos. Após análise detalhada, foi possível relatar que espaço, quando aparece nesses documentos, é de forma metafórica, enquanto que território é utilizado principalmente como território nacional, e região, por sua vez, é o termo que possui as mais diferentes utilizações nesses documentos, transparecendo a grande confusão sobre seus significados enquanto conceitos geográficos. Ao mesmo tempo, ao se analisar as relações turismo-espaço, turismo-território e turismo-região à luz da literatura de turismo atual, também percebe-se a existência dessa confusão, ao se contraporem diferentes entendimentos de espaço turístico, território turístico e região turística. Por fim, defende-se a idéia de que um melhor entendimento de espaço colabora principalmente com um reconhecimento da necessidade da participação de todos atores envolvidos na atividade turística e da intrínseca relação do turismo com outros setores, além da relação entre as políticas de turismo e outras políticas. ____________________________________________________________________________________________ RESUMÉ-
Descrição: dc.descriptionL'histoire du tourisme dans le siècle XX montre comme cette activité est influencée par des événements historiques plus divers, ce soient eux de caractère économique, politique, social ou culturel. En outre, quand se traite de la reconstruction historique du tourisme au Brésil, c'est possible de constater que la planification touristique a marché dans le chemin inverse de l'histoire de la planification en général, en vue de que ce a été seulement à partir de la décennie de 1990 qui est apparue les documents afférents à la planification nationale du tourisme : Plantur : Plan National de Tourisme 1992/1994, Politique National de Tourisme 1996/1999, Plan National de Tourisme 2003/2007 et Plan National de Tourisme 2007/2010. Dans ce contexte, se rend possible d'interroger comme l'espace géographique et leurs dédoublages - territoire et région - s'insèrent dans ces documents. Après analyse détaillée, a été possible de dire qu'espace, quand apparaît dans ces documents, est de forme metafórica, tandis que territoire est utilisé principalement comme du territoire national, et région, à son tour, est le terme qui possède les plus différentes utilisations dans ces documents, transparaissant la grande confusion sur leurs significations comme concepts géographiques. En même temps, quand s'analyse les relations tourismeespace, tourisme-territoire et tourisme-région à la lumière de la littérature de tourisme actuel, aussi se perçoit l'existence de cette confusion, à si opposer lês différentes définitions d'espace touristique, de territoire touristique et de région touristique. Finalement, se défend l'idée dont une meilleure compréhension d'espace collabore principalement avec une reconnaissance de la nécessité de la participation de tous acteurs impliqués dans l'activité touristique et de l'intrinsèque relation du tourisme avec autres secteurs, et encore la relation entre les politiques de tourisme et autres politiques.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - políticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - espaço geográfico-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - planejamento-
Título: dc.titleA inserção do espaço geográfico no planejamento nacional do turismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.