Definição de um modelo orientado as necessidades do usuário para a definição, priorização e otimização de indicadores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCanedo, Edna Dias-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Frederico Viana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:16:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:16:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904072-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.-
Descrição: dc.descriptionContexto: A priorização de indicadores é hoje uma realidade comum e parte integrante da evolução dos processos estratégicos, técnicos e de negócio de qualquer organização, seja pública ou privada. Um indicador bem definido permite que uma organização estabeleça ações estratégicas alinhadas a visão e ao plano estratégico da organização. Em um contexto relacionado a Tecnologia da Informação (TI), alguns modelos relacionados a evolução de processos, tais como o CMMI [1] e MPS-BR [2] e a evolução de projetos, tais como o PMBOK [3] e as metodologias ágeis [1] [2] auxiliam na definição de um projeto de software de forma estruturada e eficiente. Objetivo: É importante verificar, por meio de indicadores, se uma organização está executando seus processos de forma adequada, quais são os pontos de falha em um determinado projeto ou processo e se o alinhamento estratégico entre o negócio e a TI foi realizado de forma eficiente e eficaz. Para isso, é importante que se definam indicadores que consigam fornecer a verificação da situação real do objeto a ser monitorado. Este trabalho tem como objetivo propor um novo modelo no que tange a definição, priorização e otimização de indicadores, investigando os modelos de gestão de indicadores adotados atualmente pela academia e pela indústria, analisando o contexto das estratégias propostas frente à visão tradicional da definição de indicadores adotada atualmente. Além disso, este trabalho realiza uma pesquisa junto as organizações que possuem um processo de gestão de indicadores bem definido, buscando identificar a expectativa do cliente com um novo modelo de gestão de indicadores proposta por este trabalho. Método: Para reunir evidências, optou-se por utilizar o Design Science Research - DSR, uma metodologia que utiliza tanto a revisão da literatura como o estudo de caso exploratório. Impulsionado pelas questões de pesquisa, a metodologia adotada compreendeu quatro fases principais: Investigação do Problema, Design da Solução, Validação da Solução e Implementação da Solução. O modelo utilizado foi apoiado por algumas técnicas que foram utilizadas para definir e priorizar indicadores, como o Design Thinking, Design Sprint e o Cynefin Framework. Outras técnicas também foram utilizadas para otimizar os indicadores, tais como: Projeto de Melhorias e Planos de Ação. Resultados: A análise dos resultados foi realizada de duas formas distintas: Por meio da verificação do alcance dos objetivos específicos e por meio de um questionário vi aplicado para avaliar o grau de percepção de todos os colaboradores que participaram do trabalho em questão em relação a aplicabilidade do modelo. Com relação ao atendimento dos objetivos específicos, percebe-se que a maior parte dos objetivos foram alcançados. Com relação ao questionário aplicado, percebe-se que, apesar dos colaboradores não terem um conhecimento adequado com relação aos aspectos conceituais e práticos de algumas abordagens utilizadas no modelo proposto, houve uma percepção geral de que o modelo, de fato, apoiou a alta direção para a tomada de decisão. Para os profissionais, embora o modelo proposto tenha o escopo restrito, ou seja, não atende a todos os tipos de organizações, o modelo forneceu um suporte à tomada de decisão em relação a qual indicador terá um impacto mais positivo para o usuário. O modelo proposto pode ser utilizado por qualquer organização que deseje maximizar a eficiência na melhoria contínua de um processo, baseado em indicadores, sendo adaptável e flexível, de acordo com suas necessidades. Conclusão: O modelo proposto neste trabalho demonstrou ser eficaz, tendo em vista que os indicadores foram definidos, priorizados e otimizados com o foco na entrega dos produtos e serviços da organização. Como trabalho futuro, pretende-se ampliar o escopo de atuação do modelo, avaliando indicadores de negócio alinhado aos indicadores de TI.-
Descrição: dc.descriptionContext: The definition and prioritization of indicators is now a common reality and an integral part of the evolution of the strategic, technical and business processes of any organization, whether public or private. A well-defined indicator enables an organization to establish strategic actions in line with the organization’s vision and strategic plan. In a context related to Information Technology (IT), some models related to process evolution, such as CMMI [1] and MPS-BR [2] and evolution of projects such as PMBOK [3] and agile methodologies [1] [2] assist in the definition of a software project in a structured and efficient manner. Purpose: It is important to check through indicators whether an organization is performing its processes properly, what are the points of failure in a given project or process, and whether the strategic alignment between business and IT has been performed efficiently and effectively. For this, it is important to define indicators that can provide verification of the real situation of the object to be monitored. This paper aims to propose a new model regarding the definition and prioritization of indicators, investigat- ing the definition and prioritization models currently adopted by academia and industry, analyzing the context of the proposed strategies against the traditional view of indica- tor definition currently adopted. In addition, this work aims to conduct a survey with organizations that have a well-defined indicator management process, seeking to identify customer expectations with a new indicator management model proposed by this work. Method: To gather evidence, we defined a methodology that relates the literature review and an exploratory case study. Driven by a set of research questions, this methodology will comprise four main phases: planning, literature review, experiment execution, and documentation of results. The model used is supported by some techniques, such as De- sign Thinking, Design Sprint and the Cynefin Framework. Results: The analysis of the results was carried out in two different ways: Through the verification of the achieve- ment of specific objectives and through a questionnaire applied to assess the degree of perception of all employees who participated in the work regarding the applicability of the model. Regarding the specific objectives, it is clear that most of the objectives were achieved. Regarding the applied questionnaire, it is clear that, although the collaborators do not have adequate knowledge regarding the conceptual and practical aspects of some viii approaches used in the proposed model, there was a general perception that the model, in fact, supported top management for decision making. For professionals, although the proposed model has a restricted scope, that is, it does not serve all types of organizations, the model provided support for decision making regarding which indicator will have the most positive impact for the user. The proposed model can be used by any organization that wishes to maximize efficiency in the continuous improvement of a process, based on indicators, being adaptable and flexible, according to its needs. Conclusion: The model proposed in this work proved to be effective, considering that the indicators were defined, prioritized and optimized with a focus on the delivery of the organization’s products and services. As future work, we intend to expand the scope of the model’s performance, evaluating business indicators in line with IT indicators.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectDesign sprint-
Palavras-chave: dc.subjectCynefin framework-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de software-
Título: dc.titleDefinição de um modelo orientado as necessidades do usuário para a definição, priorização e otimização de indicadores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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