O processo de elaboração legislativa e a obsolescência do discurso parlamentar sob análise da Ciência da Informação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Simone Bastos-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Tarciso Aparecido Higino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:16:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:16:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-29-
Data de envio: dc.date.issued1999-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/904046-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa dedicou-se ao estudo do fenômeno da obsolescência sobre o discurso parlamentar no âmbito da Câmara dos Deputados. O discurso a que se alude refere-se aos projetos de lei apresentados por deputados sobre o tema educação. Assim, foram analisadas as tramitações e os textos dos projetos de lei que compuseram o universo. Para tanto, utilizou-se, como base, o modelo de obsolescência da informação sugerido por OBERHOFER. Os resultados revelaram que 94,85% dos discursos parlamentares, sobre o tema educação, foram afetados pela obsolescência. Dentre esses, 68,6% foram julgados não relevante. Verificou-se, no entanto, que os discursos considerados não obsoletos se encontravam em sintonia com os paradigmas educacionais vigentes. Constatou-se, ainda, que, no âmbito das comissões temáticas da Câmara dos Deputados, os relatores atuam de forma mais independente em relação ao partido e à região a qual representa. Assim, os pareceres dos relatores a projetos de lei, despachados para apreciação conclusiva nas comissões, são proferidos julgando-se a relevância e o valor do projeto de lei. Portanto, o modelo de obsolescência do discurso parlamentar apresenta-se distinto do modelo sugerido por OBERHOFER, pois os julgamentos da relevância precedem aos da validade.-
Descrição: dc.descriptionThis research was devoted to the study of the phenomenon of the obsolescence on the parliamentary discourse in the ambit of the Camera of the Deputies. The discourse the one that one mention refers to the bilis presented by deputies about the theme education. Like this, they were analyzed the process and the texts of the bilis that composed the universe. For so much, it was used, as base, the model of obsolescence of the information suggested by OBERHOFER. The results revealed that 94,85% of the parliamentary discourses, about the theme education, they were affected for the obsolescence. Among those, 68,6% were judged non-relevance. It was verified, however, that the speeches not considered obsolete they were in syntony with the effective educational paradigms. It was verified, still, that, iri the ambit of the thematic commissions of the Camera of the Deputies, the reporters act in a more independent way in relation to the party and to the area which represents. Like this, the opinions of the reporters to bilis, dispatched for conclusive appreciatíon in the commissions, they are uttered feeling the relevance and the value of the bill. Therefore, the model of obsolescence of the parliamentary speech comes different from the model suggested by OBERHOFER, because the judgements of the relevance precede to the of the validity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso legislativo-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da informação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPoder Legislativo-
Título: dc.titleO processo de elaboração legislativa e a obsolescência do discurso parlamentar sob análise da Ciência da Informação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.