Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pires, Maria Raquel Gomes Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Göttems, Leila Bernarda Donato | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Laianna Victoria Santiago | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Paloma Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Gislane Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:15:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:15:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29546 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903953 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. Método: pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechamento dos itens; 2. procedimentos de construção de escalas, com validação de conteúdo mediante análise dos juízes e estimativa de consenso pelo Content Validity Index(CVI). Resultados: foram validados 53 itens acerca do caráter irrequieto dos jogos nas dimensões da ludicidade, dos componentes formativos da aprendizagem e do perfil dos jogadores. Conclusão: a ludicidade pode ser avaliada por itens validados relacionados ao grau de envolvimento, de imersão e de reinvenção dos sujeitos na partida, ao lado da dinâmica e da jogabilidade do jogo. | - |
Descrição: dc.description | Objective: developing and validating an instrument to evaluate the playfulness of games in health education contexts. Methodology: a methodological, exploratory and descriptive research, developed in two stages: 1. Application of an open questionnaire to 50 graduate students, with content analysis of the answers and calculation of Kappa coefficient for defining items; 2. Procedures for construction of scales, with content validation by judges and analysis of the consensus estimate byContent Validity Index(CVI). Results: 53 items regarding the restless character of the games in the dimensions of playfulness, the formative components of learning and the profiles of the players. Conclusion: ludicity can be assessed by validated items related to the degree of involvement, immersion and reinvention of the subjects in the game along with the dynamics and playability of the game. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: elaborar y validar un instrumento para la evaluación de la ludicidad de juegos en contextos educativos de salud. Método: investigación metodológica, exploratoria y descriptiva, desarrollada en dos etapas: 1. aplicación de cuestionario abierto a 50 estudiantes universitarios, con análisis de contenido de las respuestas y cómputo del coeficiente Kappa para cierre de los ítems; 2. procedimientos de construcción de escalas, con validación de contenido mediante análisis de los jueces y estimación de consenso por el Content Validity Index(CVI). Resultados: se validaron 53 ítems acerca del carácter irrequieto de los juegos en las dimensiones de la ludicidad, de los componentes formativos del aprendizaje y del perfil de los jugadores. Conclusión: la ludicidad puede ser evaluada por ítems validados relacionados con el grado de involucración, inmersión y reinvención de los sujetos en el partido, al lado de la dinámica y la jugabilidad del juego. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista da Escola de Enfermagem da USP - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000600978&lng=en&nrm=iso&tlng=en&ORIGINALLANG=en. Acesso em: 8 maio 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia (Psicologia) | - |
Título: dc.title | Development and validation of an instrument for evaluating the ludicity of games in health education | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde | - |
Título: dc.title | Desarrollo y validación de instrumento para evaluar la ludicidad de juegos en salud | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: