Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alexandre Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:15:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:15:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903875 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo principal deste trabalho é determinar a área de captação de uma estação metroviária em função das características espaço-temporais dos deslocamentos dos seus usuários, mediante a aplicação do modelo Prisma Espaço-Tempo e dos padrões de viagens. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia baseada em pesquisas secundária e primária, aplicada no Distrito Federal - DF. Na pesquisa secundária, foram levantados aspectos gerais relativos à estrutura urbana do DF, assim como do Metrô. A pesquisa primária configurou-se na realização de entrevistas nas 16 estações em funcionamento do Metrô DF, durante um dia típico no mês de Junho de 2007, em horários de pico, com a finalidade de obter informações relativas ao comportamento de viagens dos usuários. Para a obtenção das áreas de captação, os usuários foram agregados segundo seus padrões de deslocamento. Os padrões com o modo a pé foram o objeto da análise, pois este modo representou 66% do total dos usuários pesquisados. Para a obtenção das áreas de captação foram adotadas as premissas do modelo Prisma Espaço-Tempo mediante a utilização de isócronas e de elipses e polígonos, aplicados sobre os padrões espacializados. Conclui-se que os comportamentos espaço-temporais de viagens dos usuários do metrô serviram para a determinação da área de captação das estações, comprovando-se assim a hipótese defendida, e gerando desta forma uma importante e inédita metodologia de análise dos padrões de viagens. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Área de captação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metrô | - |
Palavras-chave: dc.subject | Padrão de deslocamento | - |
Título: dc.title | Determinação da área de captação de uma estação de metrô por meio da utilização do modelo prisma espaço-tempo e padrões de viagens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: