A imagem, o rosto, a assinatura : escritores como personagens em romances de Ana Miranda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Rogério da Silva-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cinthya Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903805-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe-se a examinar a inserção de escritores consagrados como personagens em romances de Ana Miranda. A transformação de dados biográficos em material para a criação literária é estratégia que tem sido largamente utilizada nas últimas três décadas, mais precisamente do final da década de oitenta à atualidade. A tese central é que o deslocamento do escritor, enquanto entidade empírica e histórica, para o universo ficcional, configura uma tipologia literária com natureza, funcionamento e função próprios. Considerando que este fenômeno contemporâneo partilha de determinados atributos e formula modelos de elaboração similares, o objetivo primordial é, a partir da análise do caso brasileiro, estabelecer as diretrizes que caracterizam esta série literária e que a diferenciam dos demais sistemas significantes. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study intends to analyse Ana Miranda`s novels in which knowing writers acting as main characters. The use of biographical material for literary creation is a strategy that has been widely used in the last three decades, more precisely from the eighties to nowadays. The central thesis is that the displecement of the writer, as a historical and an empirical suject, into fictional universe setting up a literary typology with specific nature, operation and function. This contemporary phenomenon share certain attributes and similar types of texts. The main objective is analyse Brazilian case to characterize this literary tipology in contrast of others series and significant systems.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMetaficção-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etc-
Título: dc.titleA imagem, o rosto, a assinatura : escritores como personagens em romances de Ana Miranda-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.