Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Débora Cristina Rezende de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jaqueline Barbosa Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:15:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:15:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34436 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903717 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Em 2015 e 2016, mais de mil instituições de ensino foram ocupadas no Brasil, o que ficou conhecido como a “primavera estudantil”. Nas universidades públicas, reivindicava-se sobretudo a não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional “Teto dos Gastos” (PEC n. 55 e 241/2016, EC 95/2016), que limitaria por vinte anos as despesas públicas, ameaçando, no âmbito educacional nacional, o acesso e a permanência de alunos nessas instituições e a qualidade de ensino superior público. A Universidade de Brasília, localizada no centro político do país, embora tenha entrado tardiamente na onda de mobilizações, teve dezessete prédios ocupados, por quarenta e cinco dias. Esta dissertação estuda as disputas e os resultados desse caso. Mais do que uma tentativa de definição de sucesso ou fracasso da performance, buscou-se compreender como resultados são construídos e articulados entre os principais atores envolvidos e como isso influencia no repertório de estratégias do movimento. Por meio de abordagem interpretativista e multimétodos, averigou-se os motivos que levaram o movimento a escolherem a ocupação como estratégia de ação coletiva, as percepções dos atores sobre os desdobramentos de curto e médio prazo dessa performance e os passos seguintes do movimento com base nessas percepções. | - |
Descrição: dc.description | In 2015 and 2016, more than a thousand educational institutions were occupied in Brazil, what became known as “the student spring". In public universities, it was mainly claimed the non-approval of the Proposal for the Constitutional Amendment "Ceiling of Expenditures", which for twenty years would limit the public expenses, threatening, in the national educational context, the access and permanence of students in these institutions and the quality of public higher education. The University of Brasília, located in the political center of the country, although it was late in the wave of mobilizations, had seventeen buildings occupied, for forty-five days. This dissertation studies the disputes and the results (outcomes and impacts) of this case. More than an attempt to define success or failure of the performance, we sought to understand how results were constructed and articulated between the main actors involved and how this influenced the repertoire of the movement strategies. Through an interpretative and multi-method approach, this research investigates the reasons that led students to choose occupation as their strategy, the principal actors’ perceptions about the short and medium-term effects of this choice and the movement’s next steps based on those perceptions. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciência Política (IPOL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupação estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protesto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade de Brasília | - |
Título: dc.title | Ocupações/invasões estudantis de 2016 : disputas e resultados no caso da Universidade de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: