Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Flávio Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Hoerlle, Tiago | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:15:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:15:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31527 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903688 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa busca examinar, por meio da fundamentação na Teoria Social Cognitiva e Autoeficácia de Albert Bandura, as contribuições que tais construtos podem proporcionar ao aprimoramento técnico e artístico de grupos corais, bem como os mecanismos pelos quais as diferentes técnicas motivacionais – em especial a autoeficácia, treinamento cognitivo, emocional e mental – têm seu funcionamento. Procura verificar, também, a importância do regente coral como agente gerador e mediador desses processos. A definição do problema central consiste no questionamento sobre a possibilidade da performance em coros ser aperfeiçoada por meio da teoria da autoeficácia e outros construtos de treinamento mental, assim como seu impacto nos resultados musicais e não musicais nos grupos corais. A escolha do tema foi feita considerando-se sua relevância para as atividades corais em geral, bem como o estado ainda em desenvolvimento da literatura específica sobre autoeficácia, treinamento mental e atividade coral em língua portuguesa. Após a apropriação conceitual e a complementação de estudos recentes nas áreas de educação, psicologia, performance musical e regência coral, procede-se à verificação das hipóteses por meio de pesquisa-ação a partir da aplicação de conjunto de técnicas elaboradas junto a um coro amador. Os resultados qualitativos e quantitativos obtidos apontam para um incremento significativo nos indicativos de autoeficácia nos participantes, sugerindo um impacto positivo sobre a performance do coro, destacando-se, ainda, o regente como elemento indispensável para a sensibilização e consolidação de todas as etapas da construção desse paradigma. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to examine, based on theoretical foundation on Albert Bandura's Social Cognitive Theory and Self-Efficacy, the contributions that such constructs can provide to the technical and artistic improvement of choral groups, as well as the mechanisms by which different motivational techniques – in particular, self-efficacy, cognitive, emotional and mental training – have their functioning. It also seeks to verify the importance of the choir conductor as the generator and mediator of these processes. The definition of the central problem is the questioning of the possibility of choir performance to be improved by the application of self-efficacy theory and other mental training constructs, as well as their impact on musical and non-musical outcomes in choral groups. The theme's choice was made considering its relevance to choral activities in general, as well as the state still in development of specific literature on self-efficacy, mental training and choral activity in Portuguese language. After conceptual appropriation and complementation of recent studies in the areas of education, psychology, musical performance and choir conducting, the hypotheses are verified through action research by application of a set of techniques elaborated with an amateur choir. The qualitative and quantitative results obtained indicate a significant increase on self-efficacy indicatives in the participants, suggesting a positive impact on the performance of the choir, standing out also the choir conductor as an indispensable element for the sensitization and consolidation of this paradigm's constructions in all stages. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoeficácia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regência de coros | - |
Título: dc.title | A autoeficácia na regência coral : o papel do regente como mediador dos processos cognitivos e performáticos de um coro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: