Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Sely Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:15:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:15:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9945 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903674 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003. | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre o comportamento dos professores da Educação Básica na busca da informação para a formação continuada, com o objetivo de descrever as características dos professores, identificar os canais e fontes utilizados e os fatores que influenciam o padrão de comportamento dos mesmos na busca da informação para formação continuada. Foi utilizado como referencial teórico o modelo de busca de informação de Thomas Wilson, com enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, definidas em função da concepção de formação do professor como um profissional reflexivo que necessita de informações específicas, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário autoadministrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas para buscar informações são os livros didáticos e paradidáticos e os jornais. Para buscar informações específicas sobre as disciplinas que lecionam, sobre as teorias de ensino e aprendizagem e sobre a prática docente, os professores utilizam, respectivamente, os livros didáticos e técnicos, o assessor ou coordenador e os colegas. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada e os canais de informação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar. Nesse contexto, os principais fatores que dificultam a busca da informação são a não acessibilidade imediata às fontes de informação, falta de conhecimentos técnicos para utilizá-las, a dificuldade em gerenciar o tempo e excesso de atividades propostas pela escola. Também foi constatado que os professores da Educação Básica dos colégios estudados relacionam a sua formação continuada muito estreitamente com o que se deve ensinar aos alunos e tendem a valorizar informações fundamentadas na experiência de outros professores ou colégios. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This research constitutes a case study about the behavior of primary and secondary school teachers in their information seeking to continuing education. The study aimed to describe those teachers' main characteristics and to identify both information channeis and sources they use as well as factors that influence their behavior pattems when seeking information to continuing education. The theoretical framework used has be in taken from Thomas Wilson's information seeking model. In this sense, the study focused on those teachers' cognitive needs, defined on the basis of the conception of teachers as reflexive professionals who need specific information, according to lmbernon's model. Data collection instruments used comprised the self-administrated questionnaire and semistructured interview. The results showed that the most used information sources by those teachers to seek information to continuing education are the didactic book, the para-didactic book and newspapers. In order to seek specific information about the disciplines they teach, teaching and learning theories and teaching practice, these teachers use both technical and didactic books, either the school adviser or coordinator and their own colleagues. The study main conclusions are that new information technologies have not yet been used as a quotidian resource to support continuing education. Moreover, information channeis most used for that are personal archives, colleagues' archives and the school library. In total, four major factors have been identified as influencing on the information seeking activities of these primary and secondary teachers. Firstly, there is their own difficulties regarding time management. Secondly, non-immediate accessibility to information sources needed. Thirdly, lack of technical knowledge needed for using those information sources. Finally, an overload of tasks proposed by the school decision makers. It has also been found that teachers from the schools studied see a very narrow relationship between their continuing education and contents they need to teach their pupils. Doing so, they tend to value information that is based on other teachers or schools practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas como meio educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas de escolas elementares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas de escolas secundárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação profissional - educacão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação - ensino | - |
Título: dc.title | Comportamento dos professores da educação básica na busca de informação para a formação continuada: estudo de caso dos Colégios Maristas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: