Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Kunzler, Lia Sílvia | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:15:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:15:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18509 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000200013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903650 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve por objetivo geral aplicar e avaliar uma técnica específica de terapia cognitiva - organizada em 12 sessões grupais e denominada Tomada de Decisão e Qualidade de Vida -, destinada a promover saúde e incrementar qualidade de vida. No total, participaram 18 servidores de uma instituição pública de ensino superior. Nas etapas de admissão e de encerramento, aplicaram-se : Questionário de Qualidade de Vida, Inventário Beck de Ansiedade e Inventário Beck de Depressão. Foram identificadas melhoras significativas nos domínios físico, psicológico, meio ambiente, geral e saúde, relacionados à qualidade de vida. Não se verificaram alterações significantes nos escores de ansiedade (p=0,26). Em contrapartida, os escores de depressão indicaram melhora (p=0,02). Os resultados sugerem que a técnica pode ser empregada para promover saúde e qualidade de vida. | - |
Descrição: dc.description | In this study we implemented and assessed a specific cognitive therapy technique - Decision Making and Quality of Life, which is used to promote health and improve quality of life. Eighteen employees from a higher education institution participated in the study, which was organized into 12 group sessions. At the admission and concluding phases, we asked participants to complete the World Health Organization Quality of Life - Bref Questionnaire, the Beck Anxiety Inventory and the Beck Depression Inventory. Results showed significant improvement in five of the domains that measure quality of life: physical, psychological, environmental, general, and health. There were no significant changes (p=0.26) in anxiety scores. In contrast, the depression scores got significantly better (p=0.02). The results suggest that the proposed technique is conducive to health promotion and quality of life. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Estudos de Psicologia - Este periódico está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2013000200013&lang=pt. Acesso em: 04 ago. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Título: dc.title | Cognitive therapy : using a specific technique to improve quality of life and health | - |
Título: dc.title | Terapia cognitiva : aplicações de uma técnica para qualidade de vida e saúde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: