Atitudes de risco do consumidor em restaurantes de auto-serviço

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorZandonadi, Renata Puppin-
Autor(es): dc.creatorBotelho, Raquel Braz Assunção-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Karin Eleonora Savio de-
Autor(es): dc.creatorAkutsu, Rita de Cássia Coelho de Almeida-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Wilma Maria Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903634-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar as possibilidades de contaminação dos alimentos no balcão de distribuição, causada por usuários de Unidades Produtoras de Refeições. Métodos: A coleta de informações foi realizada em 10 Unidades Produtoras de Refeições do Distrito Federal, via observação direta de 12 atitudes de risco cometidas pelos consumidores (n=3.447), no período de outubro de 2003 a setembro de 2004. O horário selecionado para observação das atitudes foi o de maior movimento de cada unidade; a amostra foi sistematizada a cada 5 consumidores. O instrumento para coletar os dados relacionava as possíveis atitudes de risco de contaminação, no momento em que cada consumidor montava sua refeição. Resultados: Os resultados obtidos demonstram que há probabilidade de contaminação alimentar causada por consumidores dos restaurantes de auto-serviço. Em 96% dos casos observados, os usuários não costumavam higienizar as mãos antes de se servirem. Observou-se também que não houve preocupação com o uso exclusivo de utensílios de servir por parte de 50% desses consumidores, enquanto 56% conversavam ou falavam sobre as preparações. Conclusão: Conclui-se que é necessário conscientizar os consumidores, principalmente os usuários de auto-serviço, a fim de evitar a contaminação de alimentos e as possíveis ocorrências de toxinfecções alimentares.-
Descrição: dc.descriptionObjective: The objective of this study is to evaluate the possible forms of food contamination by the costumer during the distribution period. Methods: Data collection was performed in 10 food service units in Distrito Federal via direct observation of 12 risk attitudes (n=3,447) between October 2003 and September 2004. The risk attitudes were observed during the peak hour of each restaurant; the sample was systematized for each 5 consumers. The data collection instrument related the possible risk attitudes of the consumers while serving themselves. Results: The obtained results demonstrate that there is a probability of contamination of the food by the consumers in restaurants, especially because 96% of the observed individuals did not wash their hands before serving themselves. Furthermore, 50% of the consumers were not concerned with the exclusive use of utensils, while 56% talked about the foods. Conclusions: The obtained data show that there is a need to improve the consumer’s awareness, especially in self-service restaurants. Food contamination by consumers needs to be prevented in order to avoid food intoxication.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista de Nutrição - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 jun. 2013-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos - contaminação-
Palavras-chave: dc.subjectHigiene dos alimentos-
Palavras-chave: dc.subjectRestaurantes de refeições ligeiras-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos - conservação-
Título: dc.titleAtitudes de risco do consumidor em restaurantes de auto-serviço-
Título: dc.titleRisk attitudes in self-service restaurants-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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