Concepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares : leituras e sentidos (1996 – 2005)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Diva do Couto Gontijo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jorge Artur Caetano Lopes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:14:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:14:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903423-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2008.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação objetiva identificar e analisar as concepções de história e de cidadania dadas a ler nos livros didáticos de história da quinta série do Ensino Fundamental, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e no Programa Nacional do Livro Didático desta disciplina. A análise dessa produção, a partir da perspectiva da História Social e das contribuições da História Cultural, viabiliza leituras e compreensões de sentidos conferidos à história e à cidadania, veiculadas nos textos didáticos e nas diretrizes curriculares. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation has the objective of identify and analyze the conceptions of history and citizenship given to read in didactic books of history of the fifth grade, in the National Curricular Parameters of History and in the National Program of the Didactic Book of History. The analysis of this production from the perspective of Social History and from the contribution of Cultural History makes possible readings and understanding of directions conferred to history and citizenship propagated in didactic texts and curricular lines of direction.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de História (ICH HIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Título: dc.titleConcepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares : leituras e sentidos (1996 – 2005)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.