Fontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:14:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:14:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903281-
Descrição: dc.descriptionTomando por objeto de estudo a documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados (Brasília-DF), o artigo tem por objetivo discutir as possibilidades dessa empiria para a história da cultura material escolar no Império, entre os anos de 1826 a 1834. Ancora-se na metodologia da teorização das fontes e nos conceitos de Arquivo e Cultura Material Escolar. As conclusões apontam que da documentação custodiada no arquivo analisado, emerge um duplo testemunho para a escrita de uma história da cultura material escolar no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas em torno do provimento e da produção de condições materiais da escola e da escolarização da infância no país; de outra, sentidos e significados sobre a história da educação no período da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir ser melhor evidenciados pelo estudo da cultura material escolar que ali se vinha produzindo.-
Descrição: dc.descriptionBased on existing documents on the Historical Archive of the Chamber of Deputies (Brasilia-DF), this article aims to discuss the possibilities of this empiricism for the history of the school material culture in the Empire between the years 1826 and 1834. It is supported by the methodology of theorizing of the sources and in the concepts of Archive and School Material Culture. The conclusions point out that a dual testimony for the writing of a history of the school material culture in the Empire emerges from the documents kept in the analyzed archive: on the one hand the different political attitudes in relation to the provision and production of material conditions of the school and schooling of childhood in the country; on the other hand meanings and senses of the history of education in the period of the centralization of elementary education, not extensively observed until now, but that may be better evidenced by the study of the school material culture that had been produced there.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC) - Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos-
Palavras-chave: dc.subjectFontes documentais-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Título: dc.titleFontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834)-
Título: dc.titleSources for a history of school material culture in the empire of Brazil in the historical archive of the Chamber of Deputies (1826- 1834)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.