Critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Marisa Bräscher Basílio-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Raphael da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:14:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:14:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10917-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903265-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2012.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa estuda as taxonomias navegacionais como instrumentos para representação e organização da informação. O objetivo principal consiste na proposição de critérios para a avaliação das taxonomias navegacionais empregadas em sítios de comércio eletrônico. A escolha do ambiente de aplicação considera o uso difundido das taxonomias nos sítios referidos. Em seu percurso metodológico, a pesquisa apresenta revisão de literatura, na qual se discutem aspectos teóricos acerca de informação, conhecimento, sistemas de organização do conhecimento e taxonomias. Dessa forma, são definidos dois critérios de avaliação: a Comunicabilidade e a Organização. A amostra selecionada para a aplicação dos critérios compõe-se de cinco lojas virtuais. O resultado da avaliação de cada loja é representado por uma menção qualitativa. Finalmente, entende a construção de taxonomias como uma atividade subjetiva, mas defende que recomendações mínimas devem ser consideradas. Os critérios de avaliação são validados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research studies the navigational taxonomies as tools to representation and organization of information. The main objective consists of proposing criteria to evaluation of navigational taxonomies used in e-commerce websites. The choice of e-commerce websites considers the large use of this kind of taxonomies by these websites. In its bibliographic revision, the research discusses theoretical aspects about information, knowledge, knowledge organization systems and taxonomies. In this way, two evaluation criteria are defined: the Communicability and the Organization. The sample selected for the application of the criteria is composed by five virtual shops. The result of the evaluation of each shop is represented by qualitative measure. Finally, the construction of taxonomies is understood as a subjective activity although some recommendations should be considered. The evaluation criteria are validated.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectTaxonomia-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web-
Título: dc.titleCritérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.