A história de um bordado : saberes populares como temas geradores de uma educação CTS na formação de professores de química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGauche, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorGondim, Maria Stela da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38422-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903238-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA partir da metáfora do Bordado, escrevi esta tese relatando a pesquisa desenvolvida com professores de química em formação. Para referenciar teoricamente a pesquisa, utilizei as linhas da Educação CTS na perspectiva freiriana, articuladas com a interculturalidade crítica na decolonialidade. Os saberes populares foram propostos como temas geradores dessa educação. Os objetivos dessa pesquisa são: fundamentar um projeto de educação CTS com os saberes populares como temas geradores, articulada com as perspectivas freiriana e da interculturalidade crítica na decolonialidade na formação de professores de ciências; analisar compreensões e dimensões problematizadas a partir dos saberes populares como temas geradores de uma educação CTS nesse processo de formação; indicar estratégias para uma educação CTS libertadora e crítica com o tema saberes populares. Desenvolvemos uma pesquisa participante formada por mim e professores de química em formação voluntários do curso de Licenciatura em química da Universidade de Brasília, identificados com nomes de pontos de bordado. Os instrumentos de coleta de informações utilizados em minha análise foram: a gravação audiovisual dos encontros coletivos, com transcrição posterior; as autonarrativas e o material de ensino-aprendizagem produzido individualmente. O coletivo definitivo foi formado pelos pontos Corrente, Margarida, Rococó2, Rede, Asterisco, Caseado e Flor-dália. Realizamos leituras e diálogos sobre a educação CTS e mitos da C&T, a natureza da ciência, a tecnologia, a investigação temática freiriana e a pesquisa de campo. Os saberes populares pesquisados individualmente e seus respectivos temas geradores foram: Utilização de chá medicinal por uma comunidade e “Chá e comunidade” (Asterisco); Construção de instrumentos de percussão de papel e “Ocupação cultural e o papel da percussão” (Caseado); Utilização de raízes e garrafadas e “Raízes difundidas” (Flor-dália). A Caseado produziu um documentário sobre o pandeiro de papel feito pelo Juraci, abordou conceitos químicos sobre interações intermoleculares e aspectos sociocientíficos voltados para problemas de moradia e valorização do trabalho artesanal. A Flor-dália produziu uma revista a partir do depoimento do raizeiro Seu Domingos e fez interlocução com saberes indígenas, saúde pública e medicina alternativa, abordando conceitos químicos sobre extração. A Asterisco produziu um material de ensino-aprendizagem para o professor utilizando o Prezi® e os depoimentos da D. Anísia, abordou conceitos químicos sobre princípios ativos e suas funções orgânicas e aspectos sociocientíficos sobre saúde pública. As compreensões sobre C&T do grupo foram ampliadas e tornaram-se mais críticas e consubstanciadas, demonstrando uma visão mais coerente sobre os determinismos científico-tecnológicos e outras formas de determinismo e da não neutralidade de ambas. Os pontos do Bordado ampliaram sua visão de mundo, expressando sensibilidade à pluralidade cultural, reconhecendo, respeitando e buscando não hierarquizar os diferentes saberes. O tema “saberes populares” possibilitou que os diálogos sobre a educação CTS fossem problematizados e a perspectiva da decolonialidade fosse introduzida. Nesse sentido, a minha tese é: Os saberes populares, utilizados como temas geradores na perspectiva freiriana, são potencializadores de uma educação CTS, esperançosamente libertadora e crítica, principalmente ao favorecerem reflexões em diálogo com a interculturalidade crítica na decolonialidade e serem utilizados na formação de professores de ciências, podendo decorrer daí, na mesma direção, uma educação básica também crítica e libertadora.-
Descrição: dc.descriptionFrom the Embroidery goal, this article describes the research developed with undergraduate chemistry teachers. To theoretically refer to a research, used as lines of STS (Science-Technology-Society) Education in Freire's perspective, articulated with a critical interculturality in decoloniality. Popular knowledges were proposed as generative themes of this education. The objectives of this research are: to substantiate a STS education project with popular knowledge as generative themes, articulated with Freire's and critical interculturality perspectives in the decoloniality to the formation of science teachers; analyze understandings and dimensions problematized from popular knowledge as themes that generate a STS education in this formation process; indicate strategies for a liberating and critical STS education with the popular knowledge theme. We developed a participant survey formed by myself and volunteer chemistry teachers in training for the University of Brasilia Degree in Chemistry, identified with names of embroidery stitches. The data gathering tools used in my analysis were: an audiovisual recording of collective meetings, with later transcription; self-narratives and the individually produced teaching-learning material. The definitive collective was formed by the stitches Chain, Lacy daisy, Bullion knot2, “Rede”, Star, Blanket and “Flor-dália”. We conducted readings and dialogues on STS education and S&T mythology, the nature of science, technology, Freire's thematic research, and field research. The popular knowledges individually researched and their generated themes were: Use of medicinal tea by a community and “Tea and community” (Star); Construction of paper percussion instruments and “Cultural occupation and percussion role” (Blanket); Use of roots and “bottle mixtures” and “Widespread roots” (“Flor-dália”). Blanket produced a documentary on the role of paper tambourine by Juraci, addressed chemical concepts on intermolecular interactions and socio-scientific aspects focused on housing problems and appreciation of craft work. “Flor-dália” produced a magazine from root producer Seu Domingos' testimony and spoke with indigenous knowledge, public health and alternative medicine, addressing chemical concepts of extraction. Star has produced teaching-learning material for the teacher using Prezi® and D. Anísia's testimonials, addressing chemical concepts about methods and their organic functions and social-scientific aspects of public health. The group's understanding of S&T has been broadened and became more critical and substantiated, demonstrating a more coherent view of scientific-technological determinisms and other forms of determinism and of their non-neutrality. Embroidery stitches have broaden their view of the world, expressing sensitivity to cultural plurality, recognizing, respecting and seeking not to rank different knowledges. The “popular knowledges” theme allows STS education dialogues to be problematized and the perspective of decoloniality, introduced. In this regard, my thesis is: The popular knowledges, used as generative themes by the Freirean perspective, are enhancers of a STS education, the advanced liberators and critics, especially by favoring reflections in dialogue with a critical interculturality in the decoloniality and being used in the formation of science teachers, progressively possible, in the same direction, a basic education also critical and liberating.-
Descrição: dc.descriptionDesde la metáfora del bordado, escribí esta tesis informando acerca de la investigación desarrollada con maestros de química en formación. Como referencia teórica de la investigación, utilicé las líneas de Educación CTS, basadas en el autor Paulo Freire y en asociación con las nociones de interculturalidad crítica en la decolonialidad. En la tesis se propuso el conocimiento popular como tema generador de la mencionada educación. Los objetivos de esta investigación son: utilizar el conocimiento popular como tema generador para basar un proyecto de educación CTS, conjuntamente con las contribuciones de Freire y la interculturalidad crítica en la decolonialidad, en la formación de profesores de ciencias; analizar comprensiones y dimensiones problematizadas del conocimiento popular como temas que generan una educación CTS en el dicho proceso de formación; apuntar estrategias para una educación CTS liberadora y crítica con el tema del conocimiento popular. Desarrollamos una investigación participante constituida por mí y maestros en formación, voluntarios del curso de Enseñanza en Química de la Universidad de Brasilia, identificados con nombres de puntos utilizados en el bordado. Los instrumentos de recopilación de información utilizados en mi análisis fueron: la grabación audiovisual de las reuniones colectivas, con transcripción posterior; las auto-narrativas y el material de enseñanza-aprendizaje producido individualmente. El colectivo definitivo estuvo formado por los puntos de bordado Cadeneta, Margarita, Rococo2, “Rede”, Estrella, Festón abierto y “Flor-dália”. Llevamos a cabo lecturas y diálogos acerca de la educación CTS y los mitos de ciencia y tecnología, la naturaleza de la ciencia, la tecnología, la investigación temática basada en Freire y la investigación de campo. El conocimiento popular investigado individualmente y sus respectivos temas generadores fueron: la utilización de té medicinal por una comunidad y "Té y comunidad" (Estrella); la construcción de instrumentos de percusión con la utilización de papel y "Ocupación cultural y el papel de la percusión" (Festón abierto); la utilización de raíces medicinales y preparados de raíces en botellas y "Raíces difundidas" (“Flor-dália”). La Festón abierto produjo un documental acerca de la pandereta confeccionada con papel, hecha por Juraci, en el cuál se contextualizan conceptos químicos acerca de interacciones intermoleculares y aspectos socio-científicos centrados en problemas de vivienda y apreciación del trabajo artesanal. La“Flor-dália” produjo una revista basada en el testimonio del “raicero” Don Domingos, contextualizada con el conocimiento indígena, la salud pública y la medicina alternativa, además de los conceptos químicos acerca de la extracción. La Estrella produjo material de enseñanza-aprendizaje para maestros utilizando Prezi® y los testimonios de Dueña Anísia, contextualizados con conceptos químicos acerca de principios activos y sus funciones orgánicas y aspectos sociocientíficos de la salud pública. La comprensión del grupo acerca de ciencia y tecnología se amplió y se volvió más crítica y estructurada, con una visión más coherente de los determinismos científico-tecnológicos, otros tipos de determinismo y la parcialidad de ambas. Los puntos del Bordado ampliaron la visión del mundo, expresaron la sensibilidad a la pluralidad cultural, reconocimiento, respecto y búsqueda por no clasificar jerárquicamente los distintos tipos de conocimiento. El tema "conocimiento popular" hizo posible la problematización de los diálogos acerca de la educación CTS y la introducción del abordaje de la decolonialidad. En este contexto, mi tesis es: Los conocimientos populares, utilizados como temas generadores y basados en las contribuciones de Paulo Freire, potencializan una educación CTS esperanzadoramente libertadora y crítica, especialmente al favorecer reflexiones en el diálogo con la interculturalidad crítica en la decolonialidad y se utilizan en la formación de maestros de ciencias. De esto puede resultar, aún, una educación básica crítica y libertadora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação CTS-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes populares-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade crítica e decolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleA história de um bordado : saberes populares como temas geradores de uma educação CTS na formação de professores de química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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