Percepções de estudantes e professores sobre a temática indígena em uma escola do Distrito federal

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Autor(es): dc.creatorOliveira, Alessandro Roberto de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:14:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:14:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903167-
Descrição: dc.descriptionHá 12 anos a Lei n. 11.645/2008 estabeleceu o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena como dever das instituições educativas e direito de toda/todo discente da educação básica. Desde então, apesar de muitas escolas continuarem repetindo abordagens pedagógicas equivocadas com representações simplistas e estereotipadas sobre o “índio” houve também avanço no delineamento de diretrizes para a implementação da Lei e ampliou-se o conjunto de subsídios didáticos e de reflexões sobre práticas docentes. O artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa sobre a percepção das/dos estudantes do 6°ano de uma escola pública do Paranoá, situada na periferia do Distrito Federal, sobre a diversidade das culturas indígenas. A pesquisa, realizada em uma perspectiva colaborativa com docentes da disciplina de artes, abordou também alguns desafios indicados por professores sobre o trabalho com a temática indígena na sala de aula. A ausência das histórias e culturas indígenas nos currículos e práticas educativas é marca de uma colonialidade do saber que promove o silenciamento e a exclusão de conhecimentos desses povos e pode contribuir para a normalização das violências físicas e simbólicas contra essas coletividades. Logo, as instituições educativas têm papel importante na construção de relações interétnicas menos desiguais. Na linha de uma educação intercultural e antirracista, a implementação desta temática pode favorecer o desenvolvimento de posturas críticas sobre a construção da nação no Brasil. Os resultados preliminares da nossa experiência revelam a reprodução de certas imagens românticas e estereotipadas do imaginário nacional nas percepções das/dos estudantes a respeito dos povos indígenas. Mostram também lacunas e a superficialidade do assunto no currículo de formação de professores. Por fim, indica a fertilidade da temática nas práticas pedagógicas da sala de aula e seus efeitos no ambiente relacional de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
Publicador: dc.publisherFaperj; CNPq; Capes; Endipe /DP-
Relação: dc.relationhttps://drive.google.com/file/d/1JYsmcZNHDoCIx-ZhQCQS8ofnIAaM7ZMU/view-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTemática indígena-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Título: dc.titlePercepções de estudantes e professores sobre a temática indígena em uma escola do Distrito federal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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