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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Oliveira, Alessandro Roberto de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:14:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:14:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903167 | - |
Descrição: dc.description | Há 12 anos a Lei n. 11.645/2008 estabeleceu o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena como dever das instituições educativas e direito de toda/todo discente da educação básica. Desde então, apesar de muitas escolas continuarem repetindo abordagens pedagógicas equivocadas com representações simplistas e estereotipadas sobre o “índio” houve também avanço no delineamento de diretrizes para a implementação da Lei e ampliou-se o conjunto de subsídios didáticos e de reflexões sobre práticas docentes. O artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa sobre a percepção das/dos estudantes do 6°ano de uma escola pública do Paranoá, situada na periferia do Distrito Federal, sobre a diversidade das culturas indígenas. A pesquisa, realizada em uma perspectiva colaborativa com docentes da disciplina de artes, abordou também alguns desafios indicados por professores sobre o trabalho com a temática indígena na sala de aula. A ausência das histórias e culturas indígenas nos currículos e práticas educativas é marca de uma colonialidade do saber que promove o silenciamento e a exclusão de conhecimentos desses povos e pode contribuir para a normalização das violências físicas e simbólicas contra essas coletividades. Logo, as instituições educativas têm papel importante na construção de relações interétnicas menos desiguais. Na linha de uma educação intercultural e antirracista, a implementação desta temática pode favorecer o desenvolvimento de posturas críticas sobre a construção da nação no Brasil. Os resultados preliminares da nossa experiência revelam a reprodução de certas imagens românticas e estereotipadas do imaginário nacional nas percepções das/dos estudantes a respeito dos povos indígenas. Mostram também lacunas e a superficialidade do assunto no currículo de formação de professores. Por fim, indica a fertilidade da temática nas práticas pedagógicas da sala de aula e seus efeitos no ambiente relacional de ensino-aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Publicador: dc.publisher | Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP | - |
Relação: dc.relation | https://drive.google.com/file/d/1JYsmcZNHDoCIx-ZhQCQS8ofnIAaM7ZMU/view | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temática indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação multicultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Título: dc.title | Percepções de estudantes e professores sobre a temática indígena em uma escola do Distrito federal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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