Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Christiane Girard Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Carolina Vicente Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:13:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:13:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903055 | - |
Descrição: dc.description | Nesta tese, centramo-nos na contradição existente na sociedade brasileira entre uma ordem que se enuncia democrática e a manutenção de significativa desigualdade social ao longo das décadas. Investigamos a respeito da formação de hierarquias sociais, questionando-nos sobre como é possível sua manutenção. A investigação parte da noção de que os sujeitos sociais são formados a partir da vivência, em longa duração, em determinadas condições objetivas de existência. Estas sendo decisivas na formação de estruturas simbólicas delimitadoras de fronteiras no mundo social. A partir da abordagem da Sociologia Clínica, que considera para a análise dos fenômenos sociais, além da dimensão social, as dimensões existencial e reflexiva dos sujeitos sociais, e da utilização do método de história de vidas, nos debruçamos sobre a trajetória de vida de empreiteiros da cidade de Brasília-DF. Para análise das trajetórias, percorremos boa parte da história do País ao longo do século XX. As trajetórias revelaram a centralidade da educação formal e o papel cumprido pelo capital social no processo de construção de suas fortunas. No que tange à coexistência entre a ordem que se enuncia democrática e as profundas desigualdades sociais existentes no País, esta só se torna possível devido a um processo de naturalização e recalcamento daquilo mesmo que a torna possível, qual seja, uma sociedade que se estruturou em torno da gramática dos privilégios e não em torno da gramática dos direitos. | - |
Descrição: dc.description | In this thesis, we focus on the contradiction that exists in Brazilian society between an order that declares itself democratic and the maintenance of significant social inequality over the decades. We investigate the formation of social hierarchies, asking ourselves how it is possible to maintain them. The investigation starts from the notion that social subjects are formed from long-term experience in certain objective conditions of existence. These are decisive in the formation of symbolic structures that delimit borders in the social world. We based on the approach of Clinical Sociology. It considers the existential and reflective dimensions of social subjects for the analysisof social phenomena. In addition to the social dimension. We use the life history method and focus on the life trajectory of building contractors in the city of Brasília-DF. To analyze the trajectories, we traveled a good part of the country's history throughout the 20th century. The trajectories revealed the centrality of formal education and the role played by the social capital in the process of building its fortunes. The coexistence between the democratic order and the deep social inequalities that exist in the country is only possible due to a process of naturalization and recalculation of what makes it possible, that is, a society structured around the grammar of privileges and not around the grammar of rights. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hierarquia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
Título: dc.title | A riqueza e suas diferentes formas de apropriação: hierarquias sociais no Brasil contemporâneo um olhar da sociologia clínica sobre a trajetória de vida de empreiteiros na cidade de Brasília-DF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: