Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância

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Autor(es): dc.creatorSchneider, Magalis Bésser Dorneles-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Raquel de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:13:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:13:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29721-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903011-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os processos comunicacionais na Política de Formação de Professores a distância na perspectiva dialógica, tomando como base empírica o curso de Pedagogia de um polo da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar o tipo de comunicação entre tutor e alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem dialética. Os resultados apontaram para a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. O discurso explícito foi o da contra-hegemonia capitalista, porém as práticas analisadas foram ideológicas, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. Como conclusão, pontua-se que a possibilidade de ocorrer uma comunicação emancipadora nos cursos de formação de professores somente será possível a partir de uma política de formação que articule teoria e prática, discurso e realidade numa construção coletiva do sentido da práxis que transforme e supere a hegemonia tecnicista, de gerenciamento e da massificação.-
Descrição: dc.descriptionThe article presents the results of a research on communication processes in the Teacher Education Policy in the distance dialogical perspective, taking as an empirical basis the pedagogy course from a pole of the Open University of Brazil. The goal that guided the research was to analyze the type of communication between teacher/tutor and students. The methodology was based on the materialist dialectics and the delineation adopted was a case study. The results pointed to the denial of communication as constructive, critical and emancipatory dialogue. This open speech was against the capitalist counter-hegemony, but the analyzed practices were ideological, of false consciousness, not expressing the overcoming of alienation. As a conclusion, we point out that the occurrence possibility of an emancipatory communication in teacher training courses will only be viable through a formation policy that articulates theory and practice, discourse and reality in a collective construction of praxis meaning which transforms and overcomes the technicist hegemony, management and massification.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEducar em Revista - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100307&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Título: dc.titleOs processos comunicacionais na política de formação de professores a distância-
Título: dc.titleThe communicational processes in policies of distance teacher training-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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