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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lignelli, César | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:13:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:13:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902930 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | - |
Descrição: dc.description | A partir das vivências da mestranda como palhaça e pesquisadora nas linguagens operística e palhacística, e utilizando como dispositivo referencial a personagem Nedda, da ópera Pagliacci, composta em 1892 por Ruggero Leoncavallo, exploramos neste trabalho aspectos relacionados à intricada entrada de mulheres em cena: seja na ópera, seja no teatro, seja na palhaçaria. A partir de algumas máscaras cômicas femininas como: as Enamoradas, a Colombina, a Cortigiana, as Soubrettes, caricatas e caipiras do circo-teatro brasileiro, aspectos simbólicos e históricos são apresentados e problcmatizados, buscando materiais que nos ofereçam ferramentas para uma análise mais particular da personagem Nedda, na direção da palhaçaria feminina de nosso tempo. Ao passo que a estória contada na obra operística ficcionaliza aspectos históricos relacionados ao surgimento das mulheres-palhaças, seus percursos e poéticas, pode revelar uma perspectiva trágica e autopoética da palhaçaria pós-modema, acentuando o caráter multidisciplinar que compõem as poéticas de mulheres-palhaças, numa aventura identitária que apenas começou. Ao se tentar entender o que é ser uma palhaça, empreendemos uma busca que quer revelar mulheridades e errâncias, investigando as relações da palhaçaria feminina com feminismos pós-modemos, artivismo e as teorias de rede e de gênero. No ensejo, acabamos por ter acesso a um pouco da vivência e às reflexões sobre a palhaça vivida e criada pela pesquisadora. | - |
Descrição: dc.description | From the experiences as an academic master's degree and as a womam clown and researcher in - the operatic and clown languages, and using as reference device the character Nedda, from the opera Pagliacci, composed in 1892 by Ruggero Leoncavallo, in this work we explore some aspects related to the intricate entry of women on stage: whether in opera, in the theater or in the clownery. From some female comic masks such as Enamoradas, Colombina, Cortigiana, Soubrettes, caricatas and caipiras of _the Brazilian circus-theater, symbolic and histórica! aspects are presented and problematized, searching for materiais that offer us tools for a more particular analysis of the character Nedda, in the direction of the female clown work of our time. While the story told in the opera fíctionalizes historical aspects related to the emefgence of female clowns, their paths and poetics, it may prove to be a tragic and autopoetic perspective of postmodem clownery, accentuating the multidisciplinary character that compose the poetics of women- clowns, in an identity adventure that has just begun. In attempting to understand what it is to be a clown, we undertake a quest that seeks to reveal womanhood and wandering, investigating the relationships of female clownery with postmodern feminisms, artivism, and network and gender theories. ín the opportunity, we end up having access to some of the experience and the reflections about the female clown lived and created by the researcher. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ópera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palhaçarias femininas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes circenses | - |
Título: dc.title | Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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