Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Sely Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Kuramoto, Hélio | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Fernando César Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:13:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:13:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14848 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902902 | - |
Descrição: dc.description | Este capítulo relata experiências que culminaram na consolidação do Acesso Aberto à informação científica no Brasil a partir da descrição de aspectos históricos, principais iniciativas e panorama atual vivenciado pelas instituições acadêmicas brasileiras. Dá-se destaque a quatro questões principais. A primeira refere-se à influência inicial da International Conference on Electronic Publishing (ELPUB) realizada em 2003. A segunda diz respeito ao modelo e abordagens para o acesso aberto no Brasil. A terceira é concernente ao papel primordial do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o seu programa de acesso aberto. Finalmente, discute o modelo integrado de gestão e comunicação da informação científica norteador das iniciativas da Universidade de Brasília. Conclui-se que as iniciativas preconizadas pela filosofia do Acesso Aberto permitiram ao Brasil dar maior acessibilidade a sua produção científica, com pelo menos quatro benefícios adicionais. Primeiro, as mudanças no processo e no sistema de comunicação científica. Segundo, as mudanças nos papeis exercidos pelas bibliotecas universitárias. Terceiro, o estabelecimento de parcerias interinstitucionais. Finalmente, a discussão sobre Acesso Aberto no parlamento brasileiro. | - |
Descrição: dc.description | This chapter describes a number of experiences that culminated with the consolidation of Open Access to scientific information in Brazil. It includes historical aspects, major initiatives and the current situation in Brazilian academic institutions. The work highlights four major issues. Firstly, it refers to the initial and crucial influence of the International Conference on Electronic Publishing (ELPUB), which occurred in 2003. Secondly, Open Access model and approaches adopted in Brazil are described. Thirdly, it highlights the key role of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT) and its open access programme. Finally, there is the discussion of a management and communication integrated model as the guidance of initiatives at the University of Brasília. It is concluded that initiatives recommended by the Open Access philosophy allowed Brazil to get greater access to its scientific production, with at least four fringe benefits. The first one is concerned with changes in the scholarly communication process and system. The second is regarding changes in roles performed by university libraries. The third is the establishment of inter-institutional partnerships. Finally, there is the debate on Open Access by the Brazilian Parliament. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade do Minho | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open access | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso aberto à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scholarly information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutional repository | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicações científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scholarly publishing | - |
Título: dc.title | Acesso aberto no Brasil : aspetos históricos, ações institucionais e panorama atual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: