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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
Autor(es): dc.creator | Lazarini, Twila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902847 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | - |
Descrição: dc.description | O movimento migratório no Brasil é um fenômeno complexo que tem suas raízes em diversas causas, um passado marcado por violações, e um presente que, apesar de mudanças significativas, ainda apresenta uma violência em relação aos migrantes. Ao longo da história, diferentes regiões do país foram palco de movimentos migratórios, impactando a vida dos brasileiros e dos próprios migrantes. Foi analisada a presença do sujeito migrante no sistema educacional, buscando sua participação na formulação dos referenciais curriculares de três regiões brasileiras (Norte, Centro-Oeste e Sudeste). Essa dissertação é constituída de três artigos previamente publicados, como parte do projeto Narrativas Migrantes: formação, identidade e reinvenção de si do Grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogia da Resistência – REDExp, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A metodologia utilizada foi a busca pelos termos migrante, refugiado e seus correlatos em documentos curriculares estaduais da Educação Básica. O objetivo foi analisar a presença do migrante como sujeito reconhecido e que influência o desenvolvimento dos referenciais curriculares. Foi observado uma variação significativa na abordagem do tema entre os currículos. Alguns apresentam uma atenção detalhada à migrantes, destacando sua importância histórica e social, e os movimentos migratórios contemporâneos, enquanto outros oferecem apenas uma visão superficial ou omitem completamente essa realidade. A falta de uniformidade na inclusão desse sujeito nos currículos pode influenciar a compreensão dos estudantes sobre a diversidade de experiências vivenciadas por aqueles que migram, podendo também ser um reflexo de como o país vê o migrante e como lida com a migração. | - |
Descrição: dc.description | The migratory movement in Brazil is a complex phenomenon rooted in various causes, a past marked by violations, and a present that, despite significant changes, still exhibits violence towards migrants. Throughout history, different regions of the country have experienced migratory movements, affecting the lives of both Brazilians and the migrants themselves. The presence of migrants in the educational system was analyzed, focusing on their participation in shaping the curricular references of three Brazilian regions (North, Central-West, and Southeast). This dissertation consists of three previously published articles, as part of the Migrant Narratives project: formation, identity, and self-reinvention by the Research Network Group Experience, Narratives, and Pedagogy of Resistance - REDExp, from the Faculty of Education at the University of Brasília. The methodology involved searching for terms like 'migrant', 'refugee', and related terms in state curriculum documents of Basic Education. The aim was to analyze the presence of migrants as recognized subjects influencing the development of curricular references. A significant variation was observed in the treatment of the topic across curricula. Some provide detailed attention to migrants, highlighting their historical and social importance, and contemporary migratory movements, while others offer only a superficial view or completely omit this reality. The lack of uniformity in including this subject in curricula can affect students' understanding of the diversity of experiences faced by migrants, and may also reflect how the country views and deals with migration. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo educacional | - |
Título: dc.title | Migração e educação: análise dos dispositivos curriculares de três regiões brasileiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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