Teatro e teleteatro : aproximações híbridas : permanências, discrepâncias e inovações no teleteatro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, André Luís-
Autor(es): dc.creatorCosta, Clarice da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:13:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:13:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902796-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.-
Descrição: dc.descriptionO objeto desta pesquisa é o teleteatro, e a premissa para o seu desenvolvimento é de que a sua constituição resulta de elementos advindos do teatro e da televisão. Nesse estudo, serão observados dois períodos: meados do século XIX, devido ao ápice do teatro realista no Brasil, e meados do século XX, quando surge a televisão brasileira. O Brasil, desde seu passado colonial, tem sempre como referencial um país estrangeiro, e essa característica pode ser observada nesses dois períodos: no primeiro, a França foi o paradigma do nosso teatro realista e, no segundo, a televisão foi resultante dos avanços tecnológicos da Inglaterra e dos Estados Unidos. A apreciação analítica, de duas épocas distantes, mesmo que de forma sucinta, é importante para que se comprove a premissa aventada de que elementos formativos do teatro nacional permaneceram de certa forma agregados a fazeres teatrais, convergindo, com adaptações e adequações, no teleteatro. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as permanências, as discrepâncias, as inovações e as convergências do pensamento e do fazer teatral no teleteatro. _______________________________________________________________________________ SUMMARY-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this research is to show that the development of the theatre plays and the teleteatro in Brazil (meaning theatrical works adapted for TV) raised under influence of foreing works covering two periods: the midnineteenth century, due to the apex of the French kind of theatre plays so called ‘realistic theatre’ and the mid-twentieth century, when the television system come to Brazil. Since colonial past, Brazil has always a foreign countries as reference in building a national fine arts or others related fields like traditional theatre and teleteatro and this characterisc can be observed in the two refered periods: The first, having France as the paradigm for its ‘realistic theatre’ and the second when England and the United States were decisive bringing technological devices provinding that teatrical works could be brought into television screams. The analytical examination of those two distant times, even briefly, is to prove that the national theatre remained somehow aggregated to theatrical works, converging, with some kind of adaptations and adjustments the Brazilian productions for television, called teleteatro. However, the main objective of this research is to identify and analyze the permanence, discrepancies, innovation and convergences of thinking and transforming theatre piecies into teleteatro plays. _______________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionEl objeto de esta investigación es teleteatro. La premisa para su desarrollo es que su constitución resulta de elementos del teatro y de la televisión. En este estudio, se han observado dos períodos: a mediados del siglo XIX, el ápice del teatro realista en Brasil, y a mediados del siglo XX, cuando se empieza la televisión brasileña. Desde su pasado colonial Brasil tiene como referencia un país extranjero. Esta característica se puede observar en estos dos periodos: en el primer, Francia es el paradigma de nuestro teatro realista y, en el segundo la televisión, resultante de los avances tecnológicos de Inglarerra y Estados Unidos. El examen analítico de dos épocas lejanas, aunque sea sucinto, es importante para que se compruebe la proposición de que los elementos de la formación del teatro nacional se mantuvieron añadidos a quehaceres teatrales, convergiendo con adaptaciones y adecuaciones en el teleteatro. Así, el objetivo de esta investigación es identificar y analizar la permanencia, las discrepâncias, la innovación y las convergencias del pensar y del quehacer teatral en el teleteatro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectNovelas de rádio e televisão-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Título: dc.titleTeatro e teleteatro : aproximações híbridas : permanências, discrepâncias e inovações no teleteatro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.