Redes sociais no contexto de mudança organizacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeiva, Elaine Rabelo-
Autor(es): dc.creatorVieira, Sergio Ricardo Franco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:13:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:13:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902786-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2008.-
Descrição: dc.descriptionA mudança organizacional é um fenômeno presente no cotidiano das empresas e extensivamente estudado na área de organizações. Neste estudo, objetivou-se verificar se ocorriam alterações nas redes intraorganizacionais de uma empresa pública, considerando intervenções para mudança organizacional. Para tanto, realizou-se o mapeamento das redes de amizade e comunicação da empresa, por meio de um questionário aplicado aos empregados, em dois momentos distintos: durante a implementação da mudança e 11 meses após a primeira aplicação. As respostas foram organizadas em matrizes analisadas com o software Ucinet. Os resultados encontrados revelaram alterações mais significativas na rede de amizade, redução no tamanho da rede e diminuição da distância geodésica. Observou-se um aumento da densidade na rede de amizade: mesmo ocorrendo redução do seu tamanho. A rede de comunicação apresentou poucas diferenças, a mudança pouco a alterou. Esses resultados são contrários à literatura na qual se baseou o estudo, que afirma que, após um processo de mudança, a rede de comunicação apresenta as maiores diferenças. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionOrganizational change is a phenomenom which is present on enterprises everyday life and is extensively studied in the organizational area. The objective of the study was to verify if interventions aiming at organizational change in a public agency had any influence on observed alterations of the intraorganizational networks of the agency. To that purpose, the mapping of the friendship and communication networks of the agency was accomplished, through the application of a questionnaire to the employees, at two distinct moments: one during the implementation of the change and 11 months after the first application. The answers were organized in matrices and analyzed by the software Ucinet. The results obtained have revealed more significant alterations in the friendship net, reduction in the size of the net and reduction of the geodesic distance. An increase of the density in the friendship net was observed, despite the reduction of its size. The communication net presented few differences, the change had little influence over it. These results are contrary to the findings in literature, which states that, after a change process, the communication net presents the biggest differences.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia social-
Título: dc.titleRedes sociais no contexto de mudança organizacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.