Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buratto, Luciano Grüdtner | - |
Autor(es): dc.contributor | beatriz.cavendish@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Cavendish, Beatriz Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:13:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:13:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40742 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902785 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2020. | - |
Descrição: dc.description | A capacidade de aprender e reter novas informações é importante nas mais diversas situações da vida cotidiana. Em especial, duas técnicas têm se mostrado promissoras para melhorar a retenção em memória de longo prazo: A prática de recuperação (PR), que consiste em recuperar informações da memória de longo prazo de modo a torná-las mais acessíveis em momento posterior, e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), que consiste na estimulação elétrica do córtex cerebral, capaz de modular processos cognitivos por meio do aumento ou diminuição da excitabilidade neuronal. Uma das áreas corticais associadas à formação de novas memórias e organização da memória de longo prazo é o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo (CPFDL). O presente estudo investigou se a PR associada a uma sessão de ETCC sobre o CPFDL esquerdo poderia melhorar a retenção em testes de memória episódica de longo prazo. Os participantes (N = 119) estudaram uma lista de palavras categorizadas via PR ou reestudo enquanto recebiam estimulação anódica ou sham sobre o CPFDL esquerdo. Os participantes retornaram 2 dias depois para testes de recordação livre e reconhecimento. Os resultados mostraram que a PR se mostrou mais efetiva que a ETCC: Indivíduos do grupo PR mostraram maior recordação, agrupamento semântico e reconhecimento da lista estudada que indivíduos que apenas reestudaram a lista, independentemente da modalidade de estimulação. O único efeito significativo da ETCC sobre a memória se deu através da redução de erros durante a recordação. Por fim, a utilização de estratégias semânticas durante a recordação no teste final também foi associada à maior recordação. Os dados corroboram achados prévios demonstrando a efetividade de PR e da organização da recordação para a retenção de longo prazo. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The ability to learn and retain new information is important in different situations in daily life. In particular, two techniques have shown promise for improving long-term memory retention: Retrieval practice (RP), which consists of actively retrieving information from long-term memory to increase accessibility in the future, and transcranial direct current stimulation (tDCS), which consists of electrical cortical stimulation, capable of modulating cognitive processes by increasing or decreasing neuronal excitability. One of the cortical areas related to episodic memory formation and memory organization is the left dorsolateral prefrontal cortex (dlPFC). The present study examined whether RP associated with one tDCS session over the left dlPFC could improve episodic memory. Participants (N = 119) studied a list of categorized items through either RP or restudy while undergoing anodal or sham stimulation over the left dlPFC. Participants returned 2 days later for free recall and recognition tests. The results showed that RP was more effective than tDCS: RP group showed greater recall, semantic clustering, and recognition of the studied list than participants who only restudied the list, regardless of the type of stimulation. The only significant effect of tDCS on memory was through the reduction of errors during recall. Finally, the semantic strategies used during recall in the final test was also associated with greater recall. The data support previous findings demonstrating the effectiveness of RP and recall organization in long-term memory retention. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estimulação transcraniana por corrente contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de recuperação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória de longo prazo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória - organização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória episódica | - |
Título: dc.title | Recuperar para organizar e melhor lembrar : efeitos da ETCC e da prática de recuperação sobre a memória episódica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: