O desenvolvimento do raciocínio geográfico na aula de geografia : desafios e possibilidades do professor

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Autor(es): dc.contributorLeite, Cristina Maria Costa-
Autor(es): dc.creatorLuz Neto, Daniel Rodrigues Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:13:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:13:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38280-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902750-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionO mundo contemporâneo é marcado por diversas características, dentre essas, a do processo de globalização econômica. Esse, por sua vez, passa a orientar as ações no contexto de mundo global principalmente por meio de políticas de cunho neoliberal a partir da década de 1990, no qual se intensificam a competitividade das relações no espaço-tempo. Tais orientações têm promovido mudanças em diversos ramos nas dinâmicas socioespaciais, inclusive no ramo da educação. Na Educação Básica no Brasil, as ações dos atores hegemônicos do mercado capitalista, em uma perspectiva neoliberal, têm direcionado a formação do aluno para o mercado de trabalho em detrimento do seu desenvolvimento integral. Isso tem se dado por meio de valorização de disciplinas – como Português e Matemática – e diluição das Ciências Humanas, dentre elas, a da Geografia. Cabe ressaltar a importância da Geografia enquanto componente curricular escolar para o desenvolvimento dos alunos pelo raciocínio geográfico em favor de instrumentá-los a interpretar e atuar na complexidade das práticas espaciais. Dado o exposto, o objetivo desta pesquisa é analisar como se dá o desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno nas aulas de dois professores em duas escolas públicas do Gama, no Distrito Federal. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa na produção das informações empíricas e na análise dos dados. Diante disso, primeiro realizou-se a pesquisa bibliográfica e depois a de campo. Em campo, utilizou-se as técnicas de observação, de entrevistas, análise documental, de registro fotográfico e de caderno de campo. Os resultados mostraram que o raciocínio geográfico é uma cognição que pode ser desenvolvida na Educação Básica pelo professor de Geografia, mas para isso existem desafios e possibilidades. Diante disso, o professor 1 conseguiu desenvolver o raciocínio geográfico em 60% das aulas observadas contra 30% do professor 2. Identificou-se a formação sólida, não só, mas, sobretudo baseada em conceitos ( espaço, paisagem, território) e princípios (localização, distribuição, rede, conexão, extensão, delimitação, escala, arranjo, dentre outros) da Geografia como fator fundamental no desempenho desses docentes, pois, tanto na escola A quanto na Escola B, havia desafios para a realização das suas práticas educativas. Além disso, o primeiro estava em fase exploratória e tinha maior número de alunos. Por outro, constatouse que a formação do professor 1 contemplou os conceitos e princípios da Geografia, que contribuíram para um melhor desempenho no desenvolvimento do raciocínio geográfico. Ademais, o fato de ter feito graduação e mestrado em uma universidade pública de qualidade, com avaliação Capes em nível internacional; e o momento de formação, pois o professor 1 se formou no momento de maior discussão sobre o ensino de Geografia do que o professor 2. Conclui-se que a formação não é a panaceia nem tampouco a única possibilidade para o desenvolvimento do raciocínio geográfico do aluno na Educação Básica, mas, sem dúvida, nesta pesquisa, constatou-se que ela deve constar dos conceitos e princípios da Geografia estruturantes dessa cognição. Dito isso, reforça a necessidade do investimento na formação do professor de Geografia centrada na mobilização dos conceitos (espaço, território, paisagem) e princípios lógicos (localização, delimitação, escala, rede, conexão, extensão) nas suas estratégias pedagógicas. Logo, a mobilização dos conceitos e princípios lógicos constituem o raciocínio geográfico, que na Educação Básica é uma cognição poderosa para que os alunos interpretem e realizem ações transformadoras nas suas práticas espaciais.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionThe contemporary world is marked by several characteristics, among which, the process of economic globalization. This, in turn, begins to guide actions in the context of the global world mainly through neoliberal policies from the 1990s, in which the competitiveness of relations in space-time is intensified. Such guidelines have promoted changes in various branches in socio-spatial dynamics, including education. In Basic Education in Brazil, the actions of the hegemonic actors of the capitalist market, from a neoliberal perspective, have directed student education to the labor market to the detriment of their integral development. This has been given by valuing disciplines - such as Portuguese and Mathematics - and dilution of the Human Sciences, among them, Geography. It is important to emphasize the importance of geography as a school curriculum component for the development of students by geographical reasoning in favor of instructing them to interpret and act on the complexity of spatial practices. Given the above, the objective of this research is to analyze how the development of geographic reasoning in students occurs in the classes of two teachers in two public schools of Gama, in the Federal District. For this, the qualitative approach was used in the production of empirical information and data analysis. Given this, the first bibliographic research was carried out and then the field research. In the field, the techniques of observation, interviews, documentary, photographic record and field notebook were used. The results showed that geographical reasoning is a cognition that can be developed in Basic Education by the geography teacher, but for this there are challenges and possibilities. Given this, teacher 1 was able to develop geographical reasoning in 60% of the classes observed against 30% of teacher 2. The solid formation was identified, not only, but mainly based on concepts (space, landscape, territory) and principles (location, distribution, network, connection, extension, delimitation, scale, arrangement, among others) as a fundamental factor. in the performance of these teachers, because, in both school A and school B, there were challenges to the accomplishment of their educational practices. In addition, the former was in the exploratory phase and had more students. On the other hand, it was found that the formation of teacher 1 included the concepts and principles of geography, which contributed to a better performance in the development of geographical reasoning. It may have contributed to the fact that she graduated and mastered a quality public university, with Capes evaluation at international level; and the moment of formation, because teacher 1 graduated at the moment of greater discussion about the teaching of geography than teacher 2. It is concluded that the formation is neither the panacea nor the only possibility for the development of the geographic reasoning of the student in Basic Education, but undoubtedly, in this research, it was found that it must be included in the concepts and principles of geography structuring this cognition. That said, it reinforces the need for investment in geography teacher training focused on the mobilization of concepts (space, territory, landscape) and logical principles (location, delimitation, scale, network, connection, extension) in their pedagogical strategies. Therefore, the mobilization of concepts and logical principles constitute geographical reasoning, which in Basic Education is a powerful cognition for students to interpret and perform transformative actions in their spatial practices.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleO desenvolvimento do raciocínio geográfico na aula de geografia : desafios e possibilidades do professor-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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