Sobrequalificação e atitudes no trabalho entre servidores públicos

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Autor(es): dc.contributorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
Autor(es): dc.creatorGonçalves Neto, João Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:13:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:13:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24238-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24238-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902726-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2017.-
Descrição: dc.descriptionSobrequalificação é a condição (objetiva ou percebida) na qual um trabalhador possui qualificação maior que a necessária ou exigida por seu cargo. Nesta dissertação foi apresentada a teoria da sobrequalificação (definição, constituição, teorias explicativas, classificações, mensuração e principais achados de pesquisa). Em seguida, foi verificado se no serviço público a sobrequalificação (objetiva e percebida) se relacionaria a atitudes no trabalho. Participaram 372 servidores públicos, respondendo a escalas de sobrequalificação percebida, comprometimento afetivo e calculativo, envolvimento com o trabalho, intenção de saída e um questionário sociodemográfico. Os escores médios foram comparados entre grupos de sobrequalificados e não-sobrequalificados objetivamente. Também foi testado um modelo das relações entre as variáveis investigadas, por meio de modelagem de equações estruturais. Encontrou-se a sobrequalificação percebida relacionada positivamente à objetiva e negativamente aos comprometimentos afetivo e calculativo. Discutiu-se que a sobrequalificação no serviço público não é algo a ser evitado, mas gerenciado.-
Descrição: dc.descriptionOverqualification is the (objective or perceived) condition in which a worker has more qualifications than required by his/her job. In this master thesis the theory of overqualification (definition, constitution, explanatory theories, classifications, measurement, and main research results) was introduced. After that, it was verified whether in the public service the (objective and perceived) overqualification would relate to job attitudes. Three hundred seventy-two public servants participated, by answering scales of perceived overqualification, affective and continuance commitment, turnover intention, and sociodemographic questionnaire. Mean scores were compared among objectively overqualified and non-overqualified groups. A model about relations among investigated variables was also tested, by means of structural equation modeling. Perceived overqualification was found related positively to objective overqualification and negatively to affective and continuance commitments. It was discussed that overqualification in public service is not something to be avoided, but managed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectQualificações profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Título: dc.titleSobrequalificação e atitudes no trabalho entre servidores públicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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