Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Felix, Maria José Abreu e | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Cláudia Naves David | - |
Autor(es): dc.creator | Walter, Maria Emília Machado Telles | - |
Autor(es): dc.creator | Boyadjian, Alain | - |
Autor(es): dc.creator | Portela, Miguel Angelo Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:12:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:12:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902617 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, a gestão das universidades e instituições de ciência e tecnologia deve priorizar políticas para estímulo à pesquisa, gerindo de forma eficiente os recursos materiais e humanos para o melhor resultado possível. Neste sentido, dados bibliométricos podem ser utilizados para estabelecer ou definir objetivos e subsidiar indicadores de desempenho, tanto para a gestão dessas instituições, quanto para agências de fomento e gestores públicos responsáveis pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES). Este artigo apresenta resultados do mapeamento e diagnóstico da pesquisa, realizados na Universidade de Brasília, como estratégia para otimização dos indicadores e direcionamento de políticas institucionais. A metodologia constou de levantamento de dados relativos aos grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, pesquisadores e produção científica. Os dados são parciais, diretamente relacionados somente aos professores vinculados a Programas de Pós-Graduação. Os indicadores aqui analisados são os grupos e projetos de pesquisa, número e estrato das publicações, número de citações e o índice-H, considerando a média por professor. Os resultados, segundo os indicadores levantados nesta primeira análise da Universidade de Brasília, apontam para uma pesquisa de boa qualidade e com fortes características de pluralidade. Há preponderância numérica de grupos de pesquisa no colégio de Humanidades. Identifica-se também forte diferença nos índices de citação e índice-H entre Humanidades, Exatas e Vida, apontando para a necessidade de estimular a publicação em língua inglesa e o ingresso de periódicos de Humanidades em bases de dados internacionais. Apontam-se como principais dificuldades e limites da pesquisa a necessidade de levantamento manual de algumas das informações, e dificuldade de identificação unívoca dos professores. Uma das possíveis soluções para o problema é a adoção do código alfanumérico não proprietário para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos (ORCID). As limitações apontadas configuram, ao mesmo tempo, o maior incentivo para realização do trabalho, cujo objetivo, além de identificar forças e fraquezas e direcionar políticas institucionais de gestão da pesquisa, é institucionalizar a sistematização do mapeamento constante da pesquisa na Universidade de Brasília. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 12 fev. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade de Brasília | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Título: dc.title | Estratégias para Gestão Universitária : mapeamento, avaliação e diagnóstico da pesquisa na Universidade de Brasília - UnB | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: