Fellinimaginário : por uma teoria imaginativa do cinema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMontoro, Tânia Siqueira-
Autor(es): dc.creatorCunha, Renato José Pinto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:12:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:12:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34178-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902582-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionPor meio da identificação na cinematografia de Federico Fellini de quatro categorias estéticas não canônicas — o onírico, o mnêmico, o espetacular e o utópico —, aqui tratadas como categorias estéticas imaginativas, esta tese propõe uma teoria felliniana imaginativa do cinema, que também se revela representativa para se pensar outras cinematografias. E isso se dá pelo desenvolvimento da ideia de imaginidades, ou ciências imaginativas, como o lugar de conhecimento das artes em geral, e pela percepção de que, no âmbito das imaginidades, teoria e estética se complementam e se confundem, e pela proposição das bases do que se entende por teoria imaginativa do cinema, e pela demonstração de que tais categorias estéticas imaginativas são compostas por conceitos visuais, ou mais especificamente por aquilo que o filósofo Julio Cabrera estruturou como conceitos-imagem.-
Descrição: dc.descriptionThrough the identification in Federico Fellini’s cinematography of four non-canonical aesthetic categories — the oneiric, the mnemic, the spectacular and the utopic —, here understood as imaginative aesthetic categories, this thesis proposes an Fellini’s imaginative theory of cinema, that also reveals itself representative to think about other cinematographies. And this is due to the development of the idea of imaginities, or imaginative sciences, as the place of knowledge of the arts in general, and to the perception that, in the framework of the imaginities, theory and aesthetics are complemented and confused, and to the proposition of the bases of what is meant by the imaginative theory of cinema, and to the demonstration that such imaginative aesthetic categories are composed of visual concepts, or more specifically by what the philosopher Julio Cabrera structured like concept-images.-
Descrição: dc.descriptionAttraverso l’identificazione nella cinematografia di Federico Fellini di quattro categorie estetiche non canoniche — l’onirico, il mnemonico, lo spettacolare e l’utopico —, qui trattate come categorie estetiche immaginative, questa tesi propone una teoria felliniana immaginativa del cinema, che si dimostra anche rappresentativa per pensare ad altre cinema-tografie. E ciò si verifica per lo sviluppo dell’idea di immaginistica, o scienze immaginative, come il luogo di conoscenza delle arti in generale, e per la percezione che, nell’ambito dell’immaginistica, teoria ed estetica si completano e si confondono, e per la proposizione delle basi di quello che si intende per teoria immaginativa del cinema, e per la dimostra-zione che tali categorie estetiche immaginative sono composte da concetti visivi, o più precisamente da quello che il filosofo Julio Cabrera ha strutturato come concetti-immagine.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFellini, Federico, 1920-1993-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - estética-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - enredos, temas etc.-
Palavras-chave: dc.subjectCinematografia-
Palavras-chave: dc.subjectImagem cinematográfica-
Título: dc.titleFellinimaginário : por uma teoria imaginativa do cinema-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.