Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Olgamir Francisco de | - |
Autor(es): dc.creator | Bentes, Haroldo de Vasconcelos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:12:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:12:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902549 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem como objeto a concepção e prática do ensino médio integrado, e por finalidade, analisar a percepção dos professores que atuam na modalidade, em relação aos pressupostos da concepção de formação integral. Nesse sentido, serão exploradas dimensões pedagógicas, ligadas ao universo escolar, procurando relacioná-las aos diversos fatores externos, como; mundo do trabalho e suas implicações com a cidadania e a formação profissional, nos contextos global e local. Dessa forma, trataremos de duas questões importantes; primeira, aspectos históricos da educação profissional no Brasil, transitando pelos percalços que os embates sócio-políticos e ideológicos provocaram no desenho da formação profissional no país. Segunda, a problemática sobre os fundamentos da concepção de formação integral no contexto do ensino médio integrado, ambientado nas políticas educacionais construídas no âmbito mais geral da organização social. Os resultados almejados estão potencializados na perspectiva de que a concepção de formação integral possa nortear, de fato, a ação pedagógico-formadora na educação média. Quanto à percepção do professor que atua na modalidade, identificou-se o perfil daqueles que atuam nessa modalidade, e a sua percepção sobre a concepção de formação integral, buscando os pontos convergentes/divergentes entre a concepção de formação integral e os pressupostos norteadores do Ensino Médio Integrado. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study focuses the concept and practice of integrated education, and intended to examine the perceptions of teachers who work in this system, assumptions for the design of full training. In this sense, pedagogical dimensions will be explored, linked to the school population, attempting to relate them to various external factors such as: world of work and its implications to citizenship and vocational training in local and global contexts. Thus, to address two important questions, first, historical aspects of professional education in Brazil, traveling by chance that the social, political and ideological conflicts resulted in the design of vocational training in the country. Second, the issue on the basis of the design of full training in the context of integrated education, environmental, educational policies built into the more general social organization. The aimed results are enhanced in view of the design of full training to guide, in fact, the pedagogical-former action in high education. As the perception of the teacher who works in the system, it was identified the profile of those agents engaged in this system, and their perceptions on the design of full training, seeking the converging / diverging points between the design of full training and guiding assumptions of the Integrated High School. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | Concepção e prática do ensino médio integrado : a percepção dos professores da ETF Palmas - Tocantins | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: