Revendo as margens : a (auto)representação de personagens homossexuais em contos de Caio Fernando Abreu

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Rita de Cassi Pereira dos-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Flávio Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:12:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:12:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5932-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902543-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, objetivamos analisar como ocorrem as (auto)representações de personagens homossexuais masculinos em contos de Caio Fernando Abreu, além de examinar nas estratégias discursivas e narrativas quem fala, o que e de onde fala; pensar a relação centro-periferia no âmbito da dominação simbólica no mundo literário e artístico, que é transfigurada no campo das relações sociais; e evidenciar os preconceitos e os estereótipos preestabelecidos em relação a esses personagens. Para tanto, em um primeiro momento, propomos uma discussão entre literatura e representação, cuja ênfase recai sobre as implicações teóricas, sociais, políticas, culturais e subjetivas em relação à representação do outro na literatura brasileira. Nesta etapa, também examinamos certos questionamentos que não podem ser deixados de lado: como o outro é representado? O que essa representação significa? Sob quais circunstâncias essa representação se concretiza e como ela se justifica? Trata-se de uma representação institucionalizada ou não? Em seguida, discutimos questões diversas de cunho teórico e crítico sobre gênero, sexualidade e identidade, com enfoque especial nos valores socioculturais e históricos presentes na cultura ocidental. Tecemos ainda algumas considerações sobre as travessias e os deslocamentos na constituição de identidades de gênero e sexual, que remetem a uma questão cara àqueles sujeitos que ousam romper tais fronteiras de uma sociedade marcadamente heteronormativa: o coming out. Posteriormente, situamos Caio Fernando Abreu no panorama das literaturas brasileira e gaúcha, bem como evidenciamos certas características peculiares à contística do autor, particularmente o que diz respeito ao seu estilo urbano. Por fim, passamos à análise do corpus literário com a finalidade de analisar os seguintes eixos temáticos: 1) as experiências homoafetivas e/ou homoeróticas; 2) as questões relacionadas à sexualidade humana, à solidão, ao preconceito, à discriminação e à violência às quais os personagens homossexuais estão sujeitos diariamente; 3) os ritos de iniciação sexual ou a passagem da (pré)adolescência para a fase adulta; 4) a AIDS e seu impacto na vida afetiva e sexual desses personagens. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIn this research we aim at analyzing how the self-representations of masculine homosexual literary characters occur in Caio Fernando Abreu´s short stories, besides examining who speaks, what is spoken and from where one speaks in the discursive strategies; think the relation center-periphery in the field of symbolic domination in the literary and artistic world, which is transfigured in the area of social relations; and put in evidence the pre-established prejudices and stereotypes related to those characters. In a first moment, a discussion between literature and representation is proposed. Its emphasis is on the theoretical, social, political, cultural and subjective implications related to the representation of the other in Brazilian literature. At this point, some questions which could not be neglected are also raised: how is the other represented? What does this representation mean? Under which circumstances does this representation turn out to be concrete and how does it justify itself? Is it an institutionalized representation or not? Then, diverse theoretical and critical issues on gender, sexuality and identity are discussed with a distinguished prominence on sociocultural and historical values present the Western culture. Also, some considerations about the crossings and displacements in the constitution of a gender and sexual identity, which directs an issue of importance to those individuals who dare breaking up the frontiers of a highly heteronormative society: the coming out. Next, Caio Fernando Abreu is placed in the scenario of the literatures from Brazil and Rio Grande do Sul and some peculiar characteristics of his short story production are evidenced, particularly those which refer to his urban style. Finally, the literary corpus is analyzed so that we concentrate on the following thematic fields: a) the homoaffective and/or homoerotic experiences; 2) issues related to human sexuality, solitude, prejudice, discrimination and violence, to which the homosexual characters are subjected everyday; 3) the sexual initiation rituals or the passage from pre-adolescence to adulthood; 4) the AIDS and its impact on the sexual and affective life of these characters.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagens literários-
Palavras-chave: dc.subjectAbreu, Caio Fernando, 1948-1996-
Palavras-chave: dc.subjectContos brasileiros-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e representação-
Título: dc.titleRevendo as margens : a (auto)representação de personagens homossexuais em contos de Caio Fernando Abreu-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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